Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Agosto Convênio entre UFOPA e SUDAM é assinado em Santarém

Convênio entre UFOPA e SUDAM é assinado em Santarém

Foi assinado ontem, 7, o segundo convênio entre a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). A cerimônia contou com a presença do reitor da universidade, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, do superintendente da Sudam, Djalma Bezerra Mello, da prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima, e do secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Claudio Scliar, além de representantes do setor empresarial da região, pró-reitores, diretores e outros representantes da UFOPA.

O termo de cooperação tem como objetivo a realização de estudos sobre rotas de transporte na região Amazônica. O projeto Identificação dos microeixos de transporte de cargas dos estados do Amapá, Amazonas e Pará” será executado pela UFOPA com recursos da Sudam no valor de R$ 950 mil. A pesquisa irá complementar o projeto Norte Competitivo, uma iniciativa da Ação Pró-Amazônia, associação formada pelas federações de indústrias dos estados da Amazônia Legal, que propõe um planejamento estratégico de infraestrutura de transporte e logística de carga na região.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT) da Universidade, Prof. Marcos Ximenes, explicou que a nova etapa do projeto irá identificar “onde estamos produzindo bens, onde vamos produzir em médio e curto prazos e por onde esses produtos deverão caminhar de forma econômica. Vamos fazer estudos do que existe em termos de rodovias, ferrovias e hidrovias e estudos potenciais do que devemos fazer para termos rotas otimizadas com custos de transporte menores”.

O dirigente da Sudam disse que o projeto, que está inserido no Programa de Integração Intrarregional da Amazônia, surgiu a partir da constatação de que os estados da região não são integrados, de que suas relações comerciais e econômicas são pequenas. Segundo ele, o desconhecimento dos produtos que cada estado tem a oferecer aos outros é um dos fatores de desintegração, mas não o maior deles: “A principal razão é a falta de logística de transporte, daí por que foi contratado um estudo para fazer o Norte Competitivo. E para finalizá-lo, identificando os microeixos entre os estados do Pará, Amapá e Amazonas, o caminho que nós achamos interessante foi através da UFOPA”.

A empresa de consultoria Macrologística, que participou do projeto macro, também será parceira na etapa micro. “Hoje, estamos fazendo não só o Norte Competitivo, mas também o Sul e o Nordeste Competitivo, e começamos o Centro-Oeste e o Sudeste. Ou seja, vamos ter o Brasil dentro da visão de macroeixos de transportes integrados e microeixos que alimentam estes macroeixos”, explicou Renato Pavan, diretor da empresa.

O reitor José Seixas Lourenço falou sobre os avanços da UFOPA em termos de inovação, recursos humanos, infraestrutura e ampliação do quadro de alunos, entre outros aspectos, e disse que o convênio com a Sudam vem ao encontro da proposta da universidade: “A UFOPA já surgiu com a preocupação de ser uma instituição de integração amazônica. Portanto, esse projeto tem tudo a ver com o papel que essa instituição pretende desenvolver, não só no Oeste do Pará, mas também com uma preocupação de articulação com os estados da Amazônia, e mesmo com os países da bacia amazônica”.

Ao final da cerimônia, a prefeita Maria do Carmo Martins parabenizou a iniciativa, afirmando que o transporte ainda é um dos grandes desafios da região. “O que nos une é que todos nós perseguimos o desenvolvimento para a Amazônia”, disse.

Jussara Kishi – Comunicação UFOPA

8/8/2012