Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Agosto Gestão por competências apresenta resultados

Gestão por competências apresenta resultados

O projeto Gestão por Competências, que objetiva a gestão do quadro de pessoal da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), apresentou, no último dia 9, os trabalhos desenvolvidos junto à unidade piloto do projeto – a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra). A apresentação ocorreu na sala de reunião da Reitoria e contou com a participação dos pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas da instituição.

Durante oito meses, a equipe formada por consultores internos e externos mapeou as competências institucionais e também as competências individuais, divididas em gerais, gerenciais e específicas da unidade, e as lacunas de capacitação dos servidores da Sinfra. Para o mapeamento das competências, “foi aplicada uma metodologia que envolveu a participação de diversos servidores, que ajudaram a definir tais competências e realizaram posteriormente a validação, semântica e de conteúdo, da redação”, explica Suelen Monteiro, da Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento (CDD). Logo após, os consultores fizerem o inventário das competências junto aos servidores da unidade piloto, a fim de diagnosticar GAPs (“lacunas de competências”). A partir das competências que apresentaram maiores lacunas (maior necessidade de capacitação), serão trabalhadas as dimensões conhecimentos, habilidades e atitudes. Após o diagnóstico final dessas dimensões, será traçado o Plano de Capacitação por Competências, voltado às reais necessidades dos servidores.

Os próximos passos, ainda de acordo com Suelen Monteiro, serão a prestação de contas junto ao Ministério do Planejamento, que subsidiou recursos do projeto, e a extensão do inventário de competências junto aos servidores técnicos administrativos e gerentes da instituição, com o objetivo de traçar o referido Plano de Capacitação. Demais unidades da instituição, no tocante às competências específicas (relacionadas a áreas de atuação), serão atendidas posteriormente.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

8/8/2012