Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Agosto Lançamento de livro sobre cuias na comunidade de Aritapera

Lançamento de livro sobre cuias na comunidade de Aritapera

Nesta quarta-feira, 15, a partir das 16h30, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) fará o lançamento oficial do livro “Aritapera: Terra, Água, Mulheres & Cuias”. O evento ocorrerá na própria comunidade, localizada em Santarém/PA, que serviu de base para as pesquisas publicadas no livro.

A publicação, organizada pelos antropólogos Antônio Maria de Souza Santos, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), e Luciana Gonçalves de Carvalho, professora do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da UFOPA, reúne estudos realizados na década de 1970 pelo pesquisador e artigos resultantes de pesquisas desenvolvidas nos últimos anos por alunos, professores e colaboradores da UFOPA, através do Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia (PEPCA).

O livro trata do artesanato de cuias em aspectos como modos de fazer, iconografia, importância econômica e cartografia, além de abordar histórias de vida de artesãs e experiências de intervenção e organização da produção e comercialização.

“Aritapera” é o primeiro volume da coleção “Mapeamento Cultural do Polo Tapajós”, que busca a publicação de trabalhos sobre manifestações artístico-culturais da região, com incentivos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do Ministério do Turismo.

Lançamento oficial do livro “Aritapera: Terra, Água, Mulheres & Cuias”

Data: 15/08/2012 (quarta-feira)

Hora: 16h30

Local: Ponto de Cultura da Comunidade de Aritapera – Santarém/PA.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

14/8/2012