Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Agosto OTCA busca parcerias com a UFOPA

OTCA busca parcerias com a UFOPA

Dirigentes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) reuniram-se com o reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, no último dia 10, em Brasília, com o objetivo de estabelecer inúmeras parcerias dentre elas o desenvolvimento do projeto “Observatório para a Amazônia”. Participaram da reunião, o embaixador surinamês Robby D. Ramlakhan, secretário geral da OCTA; o embaixador da Bolívia Maurício Dorfler, diretor executivo; German Gomez – Coordenador de Ciência, Tecnologia e Educação; o consultor Nobert Fenzl e o pesquisador Cláudio Scliar.

A OTCA é uma entidade criada em 1998 para aperfeiçoar o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) assinado, em 1978, por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, em 1998, e que coordena estudos e projetos piloto sobre as potencialidades econômicas geradoras de renda e oportunidades para a região amazônica.

Durante a reunião, a organização apresentou outras propostas de parceria junto a UFOPA, como a criação de uma rede de universidades para o fortalecimento das instituições de ensino e de pesquisa pan-amazônicas; subsídios técnicos e científicos para elaboração de publicação sobre a região, tendo em vista as pespectivas até 2020 nas temáticas de águas, florestas e agenda social pan-amazônica. Ainda durante a reunião, a organização informou que pretende criar um selo e um banco de publicações sobre a Amazônia e as teses da UFOPA devem fazer parte deste banco.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA
17.8.2012