Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Agosto Pesquisa de campo, sarau literário e exposição de maquetes marcam etapa do PARFOR

Universitários do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) foram além dos limites da sala de aula nesta etapa, que ocorre até o próximo dia 11 de agosto. As aulas marcadas pela didática diferenciada ocorreram nos municípios de Juruti, Oriximiná e Óbidos, situados na região Oeste do estado do Pará.

Juruti – Conhecido por ser a sede de uma das maiores mineradoras instaladas no estado, Juruti é hoje um dos mais importantes munícipios da região Oeste do Pará. Alunos do PARFOR realizaram uma dramatização da situação real  que ocorre numa sala de aula de educação especial, a qual marcou o encerramento da disciplina “Fundamentos da  Educação Especial”, ministrada pela Profa. Conce Paiva, aos alunos do curso de Pedagogia (2010). “É incrível como só assim nós percebemos a dificuldade dos alunos e também da família ao tratar com uma criança que tem limitações, seja na fala, na visão ou até mesmo de locomoção”, afirmou Nelcimar Pereira dos Santos, que aos 52 anos de idade e, com 28 anos de experiência em sala de aula, está frequentando o seu primeiro curso superior.

Oriximiná – Localizado na margem esquerda do rio Trombetas, Oriximiná, com 60 mil habitantes, é um dos municípios-polos da UFOPA. Foi aqui que alunos do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física (2012) realizaram pesquisa de campo na comunidade Ascenção (Lago do Sapucá), como atividade do módulo de Estudos Integrativos da Amazônia (EIA), ministrado pela Profa. Rose Meira (UFOPA/ICTA).

As atividades iniciaram ainda durante o percurso feito de barco. “Nós temos três alunos remanescentes de quilombolas e um oriundo de comunidade indígena. Eles irão fazer um relato do cotidiano e de sua relação com o meio ambiente. A ideia é identificar as semelhanças e diferenças entre essas diversas culturas”, explicou a Profa. Rose. Os alunos também puderam observar aspectos do ecossistema do local.

Mesmo com o pé machucado por causa de um acidente, e tendo de se locomover utilizando um par de muletas, Edson Wai Wai fez questão de participar da atividade. “É muito importante para o nosso aprendizado sair dos limites da sala de aula e conhecer outras realidades”.

Com o objetivo de integrar as diversas artes da cultura oriximinaense, alunos do curso de Licenciatura Integrada em Letras (Português-Inglês) realizaram o I Sarau Literário, que reuniu artistas, poetas e  cantores. Eles tiveram a oportunidade de mostrar seus trabalhos e relatar experiências com a cultura oriximinaense. O escritor João Walter, que tem vários livros publicados, ficou emocionado com a homenagem. “Este evento representa, acima de tudo, reconhecimento a todos aqueles que trabalham incessantemente pela cultura de Oriximiná”.

Óbidos – Uma das cidades mais antigas do estado, Óbidos é reconhecida por ser o berço de grandes escritores, como Inglês de Sousa, entre outros nomes da literatura brasileira. Situada no Noroeste do estado e banhada pelo rio Amazonas, a cidade é atendida desde 2010 pelos cursos do PARFOR.

Aluna do curso de Licenciatura Integrada de Matemática e Física (2010), Maria Ivanovina Nunes Castro, 47 anos, diz que este curso está marcando sua vida. “Estar no PARFOR representa uma mudança radical na minha vida pessoal e profissional. Aqui se abriu um leque de informações e conhecimentos  que vou levar para o resto da vida”.

Uma exposição de maquetes que reproduziram a “dream house”, ou a "casa dos sonhos", foi a atividade que encerrou as disciplinas Língua Inglesa V e VI, ministradas pelo Prof. Nilton Varela Hitotuzi (UFOPA/ICED). Os alunos reproduziram as partes de uma casa, como sala, quartos, garagem e ainda incluíram toda a mobília. Tudo identificado com placas em inglês. “Esta é uma boa ideia para levarmos para a sala de aula, já que para nós o aprendizado do vocabulário se deu de maneira muito fácil”, explicou Ângela Domingas, que atua no ensino da língua inglesa para crianças do ensino fundamental.

Lenne Santos - Comunicação/UFOPA
9/8/2012