Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Agosto Pesquisadores da UFOPA conhecem edital Natura Campus Amazônia

Pesquisadores da UFOPA conhecem edital Natura Campus Amazônia

Pesquisadores da UFOPA conhecem edital Natura Campus Amazônia

Natura apresenta edital de pesquisa à Ufopa

Uma equipe composta por um pesquisador e gerentes científicos da empresa de cosméticos Natura esteve na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) para apresentar aos pesquisadores da instituição detalhes do Programa Amazônia e do edital do Programa Natura Campus Amazônia. O encontro ocorreu na quinta-feira, 23, em dois momentos. Pela manhã, os gerentes apresentaram à Administração Superior da UFOPA o Programa Natura Amazônia, que busca gerar novos negócios, a partir do investimento em pesquisa e inovação, com foco no uso sustentável de produtos e serviços da sociobiodiversidade e na valorização do conhecimento tradicional e da cultura da região.

À tarde, a uma equipe maior, composta por pesquisadores da UFOPA, foi apresentado o Programa Natura Campus. Trata-se de “um programa de relacionamento com a comunidade científica, que tem como objetivo fortalecer uma rede global de inovação que gere valor compartilhado por meio de codesenvolvimento e conexão entre seus diferentes atores”, informou o gerente de Tecnologia e Inovação da Natura para a Amazônia, Iguatemi Costa.

Durante a explanação, os representantes da Natura apresentaram o exemplo de parceria que resultou na criação de um cosmético, constante do portfólio da empresa, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“O desenho institucional da Natura é muito articulado com aquilo que estamos desenvolvendo na UFOPA. A empresa tem uma concepção de projeto integrado, em que os produtos que estão desenvolvendo estão relacionados a processos de organização social, de compartilhamento de resultados e de construção de médio e longo prazo com a comunidade científica, o que representa uma possibilidade de inovação no campo de produtos naturais. Isso é muito importante”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Prof. Dr. Marcos Ximenes Pontes.

O edital está disponível no portal www.naturacampus.com.br, e os interessados devem submeter os projetos até o dia 22 de outubro de 2012. No edital Natura Campus, a categoria “Ciência, Tecnologia e Inovação” é aberta a instituições de todo o Brasil e do mundo que tenham interesse em inscrever propostas multidisciplinares e de alto impacto. Já a chamada de projetos Natura Campus Amazônia só receberá propostas de estudos liderados por instituições de pesquisa da Amazônia Legal ou que as envolvam nesta região. A seguir, os temas propostos pelo edital.

Cultura e sociedade – Estuda os fenômenos humanos nos âmbitos das comunidades e de como se organizam, do conhecimento tradicional, da economia, da cultura e das relações que configuram a realidade sociocultural e ambiental.

Conservação e biodiversidade – Investiga o potencial tecnológico dos sistemas biológicos, partindo de uma escala molecular até o nível ecossistêmico, assim como a interpretação, compreensão, modelação, valoração e gestão adaptativa dos fenômenos ambientais.

Floresta e agricultura – Pesquisa métodos de estudo e modelagem da dinâmica dos sistemas agrícolas e florestais, em busca do avanço técnico da produção vegetal, da elevação da produtividade e do aprimoramento do manejo e da conservação dos recursos naturais.

Design de produtos e processos – Estuda produtos, processos, sistemas e ambientes de produção, com vistas à concepção, ao desenvolvimento, ao dimensionamento e ao melhoramento de sistemas e processos físicos, químicos e biológicos que visem à obtenção de bens e serviços de valor para a sociedade.

Sobre a Natura

A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com receita anual superior a R$ 5,5 bilhões. Sediada em Cajamar, São Paulo, a companhia conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam em suas operações no Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. O desenvolvimento sustentável orienta a maneira de a empresa fazer negócios desde sua fundação, em 1969. A Natura acredita na inovação como um dos pilares para o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentável. No ano passado, destinou R$ 146,6 milhões ao lançamento de 164 itens, atingindo um índice de inovação (percentual da receita proveniente de produtos lançados nos últimos dois anos) de 64,8%. Em 2011, a Natura foi considerada a oitava empresa mais inovadora do mundo pela revista norte-americana Forbes, sendo a única brasileira a figurar na lista, que reuniu 50 companhias de diversos países.

Comunicação/UFOPA

24/8/2012