Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Agosto SUDAM e UFOPA assinam convênio para estudo sobre transporte de cargas

SUDAM e UFOPA assinam convênio para estudo sobre transporte de cargas

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) assinarão um termo de cooperação para a realização de pesquisas sobre rotas de transporte na região amazônica. O projeto, denominado “Identificação dos microeixos de transporte de cargas dos estados do Amapá, Amazonas e Pará”, terá duração de 8 meses e será executado pela UFOPA, com valor total de R$ 950 mil financiados pela SUDAM.

“O objetivo é fazer um estudo das rotas mais econômicas para transporte de cargas nesta região. Isso envolve as rotas atuais já construídas, tanto fluviais quanto terrestres, e também rotas potenciais, que possam ser construídas para otimizar o transporte”, explica o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT) da Universidade, Prof. Marcos Ximenes. O trabalho se baseará no levantamento dos polos de produção e de consumo atuais e potenciais, das cargas relevantes e  das vias de escoamento, avaliando-se quais as alternativas mais viáveis para se realizar o transporte dos bens, através de simulações e cálculos.

Segundo o professor, em muitos casos, uma determinada atividade econômica não é viável porque não há transporte ou porque este é caro. “O Brasil tem este problema: as coisas são econômicas quando são produzidas, mas se tornam onerosas em função da deficiência de infraestrutura. Você pode ter a soja no Mato Grosso barata, mas essa soja pode chegar cara ao centro consumidor por causa do chamado 'Custo Brasil'”.

O estudo já foi iniciado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em nível macro, dentro do projeto “Norte Competitivo”, que busca o aumento da competitividade econômica da Amazônia Legal. O convênio entre Sudam e UFOPA visa a dar seguimento a esses estudos, desta vez em nível micro e com maior detalhamento, em parceria com a empresa Macrologística, a mesma que deu início aos trabalhos.

A cerimônia de assinatura do convênio será realizada amanhã, dia 7 de agosto, às 10h, na sala 108 do Campus Tapajós, em Santarém/PA.  O evento, que será aberto à comunidade, deve contar com a participação da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), da Associação Comercial do Pará, da Prefeitura Municipal de Santarém, da Câmara Municipal, de membros do setor empresarial de transportes e de outras instituições.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

6/8/2012