Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Agosto UFOPA atende alunos do PARFOR em sete municípios da região Oeste

UFOPA atende alunos do PARFOR em sete municípios da região Oeste

Parfor/Ufopa 2012 - Juruti

Eliseu Lopes Soares, 31 anos, é professor há dez anos na zona rural do município de Juruti. Está cursando, pela primeira vez, um curso superior. Matriculado na Licenciatura Integrada de Matemática e Física, diz estar aproveitando bastante os novos conhecimentos para melhorar sua atuação como professor. “Apesar da carga de aulas ser muito intensa, já que estudamos de maneira integral, tenho adquirido novos conhecimentos os quais tenho aplicado em minhas aulas”.

Professores com o perfil de Eliseu são atendidos, desde 2010, pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), cujas aulas ocorrem em Santarém e mais seis polos: Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. As aulas ocorrem em dois períodos do ano, em janeiro e julho, que correspondem às férias escolares, já que o público atendido é formado por professores que atuam na educação básica (ensino fundamental e médio) e estão tendo a oportunidade de fazer a primeira graduação ou cursar uma graduação na área em que atuam na sala de aula.

Ao todo são 3.600 alunos, matriculados na modalidade presencial, em quatro cursos de licenciaturas integradas (Biologia e Química, Geografia e História, Matemática e Física e Letras-Português/Inglês), além de Pedagogia. A segunda etapa de aulas em 2012 ocorreu no período de 2 de julho a 11 de agosto. No total, foram mobilizados cerca de 300 professores.

Por ser um programa que induz e fomenta oferta emergencial de cursos até 2014, conta fortemente com as estruturas físicas das secretarias municipais de educação. Tal parceria pode implicar em condições de infraestrutura diferentes daquelas oferecidas nos campi das universidades associadas. Entretanto, a UFOPA realizou algumas ações para minimizar tais problemas, dentre as quais podemos destacar: lotação de técnicos nos polos (administradores, assistentes administrativos e bibliotecários); distribuição de material didático dos módulos na Formação Interdisciplinar I), conforme documento da Reitoria divulgado junto à comunidade acadêmica neste mês de agosto.

Em Juruti, onde funcionam oito turmas do PARFOR, as aulas da etapa 2012 ocorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelinda de Sousa Guimarães, uma das mais modernas do município. As salas, além de amplas e equipadas com carteiras novas, dispõem de ar condicionado. Também foi disponibilizada na escola uma sala de apoio a docentes e alunos. A professora Yukari Okada (UFOPA/ICED) está satisfeita com a estrutura da escola em Juruti: “Aqui temos salas climatizadas com centrais de ar e as carteiras são confortáveis”.

Em Óbidos, a Prefeitura disponibilizou salas na Escola Raimundo Chaves, onde também funciona uma sala para a coordenação. A maioria das reclamações é pela falta de ar condicionado. Já em Oriximiná, as aulas foram realizadas na sede do campus, que conta com boa estrutura. Houve aulas também na tradicional Escola Maria Gorete, que abriga um prédio histórico que guarda boa parte da história da cidade.

A ação da UFOPA nesses municípios tem sido possível por meio de assinatura de termos de cooperação entre as prefeituras municipais e a Universidade para cessão, por parte dos municípios, de salas para a administração e implantação de laboratório multidisciplinar e de informática em cada um dos polos onde a UFOPA não dispõe de campus.

Reestruturação – Segundo a coordenadora do PARFOR/UFOPA, Profa. Dra. Honorly Kátia, desde o início deste ano a oferta de cursos do Plano Nacional na UFOPA passa por reestruturação, que foi sugerida pela coordenação nacional. Foram criadas coordenações locais em cada um dos municípios onde a universidade atua e já possui servidores contratados para dar apoio aos alunos do PARFOR. Na sede, em Santarém foram criadas coordenações de cursos que funcionam de forma independente das coordenações de cursos de graduação regulares.

Ainda dentro da reestruturação do PARFOR, foi criada uma coordenação adjunta, que está a cargo da Profa. Magda Nazaré Pereira. Foi criada também a gestão administrativa cujo responsável é o administrador José Sérgio Silva de Almeida.

O PARFOR no Pará – No estado do Pará, cinco instituições de ensino superior oferecem cursos do PARFOR: Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Estadual do Pará (UEPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e UFOPA, que formam o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará, o qual se reúne uma vez por mês.

Sobre o PARFOR – É um programa nacional implantado pela CAPES em regime de colaboração com as secretarias de Educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e com as instituições de ensino superior (IES).

O objetivo principal do programa é garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício. Os tipos de cursos oferecidos são: Primeira Licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior; Segunda Licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial; e Formação Pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontram em exercício na rede pública da educação básica.

Comunicação/UFOPA
29/8/2012