Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Agosto UFOPA define metodologia para gestão de projetos

UFOPA define metodologia para gestão de projetos

Definida metodologia para gestão de projetos na UFOPA

A metodologia customizada, que deve ser aplicada na gestão e acompanhamento de projetos para o desenvolvimento estratégico da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), foi apresentada durante curso ministrado nesta quinta-feira, dia 2. O reitor, José Seixas Lourenço, pró-reitores, docentes e técnicos administrativos da universidade participaram da capacitação em gerenciamento de projetos.

Com a ação, o Escritório de Projetos (EP) da UFOPA, um dos 18 itens previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade, já tem estabelecidas as premissas e as práticas fundamentais para a elaboração e implantação de projetos na esfera da administração da instituição. “O Escritório de Projetos (EP) será uma unidade articuladora de projetos. Ele não será um produtor, mais um facilitador, ele irá acompanhar, articular fases de implantação dos projetos estratégicos para a gestão. O curso de metodologia em que participamos trouxe etapas do guia PMBOK, adaptadas às necessidades da UFOPA”, explica Suelen Monteiro, da Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento (CDD).

Ao todo 11 pessoas participaram do curso, que abordou a iniciação, o planejamento, a execução e o encerramento, ou seja, todas as fases de um projeto. O desenvolvimento da metodologia contou com o apoio da GD Consult.

Na próxima fase de implantação do EP da UFOPA, a capacitação para a metodologia de gerenciamento de projetos terá público ampliado. “O gerenciamento de projetos possui toda uma organização, e as pessoas tendem a pensar a organização como burocracia; isso causa certa estranheza, mas quando se fala de uma instituição, a tônica disso é outra. Então, a organização prima por uma metodologia que facilite a execução e gestão de projetos”, finaliza a coordenadora.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

3/8/2012