Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Agosto UFOPA e SIRSAN celebram acordo de cooperação técnico-científico

UFOPA e SIRSAN celebram acordo de cooperação técnico-científico

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Sindicato Rural de Santarém (SIRSAN) assinaram, no último domingo, dia 5, acordo de cooperação técnico-científica, durante a abertura da 35ª Exposição Feira Agropecuária e Agroindustrial do Baixo Amazonas e da 4ª Feira da Produção Familiar, realizadas simultaneamente no novo Centro Administrativo do Sindicato, onde foi construído o Tatersal de leilões de gado, no Parque de Exposição Alacid Nunes, Santarém, Pará.

Com validade de cinco anos, o acordo tem por objetivo a criação de programas de cooperação técnica, científica, acadêmica e cultural para o desenvolvimento de ações de caráter de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços em áreas de mútuo interesse. Além disso, a parceria unirá esforços em busca de trocas de informações técnicas e de desenvolvimento de projetos, estudos e serviços técnicos de forma integrada. “Nós estamos estreitando cada vez mais os laços de cooperação com o sindicato, um trabalho que já vem sendo desenvolvido há alguns anos junto a nossa equipe de biotecnologia animal. E o acordo de cooperação de hoje vai nos permitir a ampliação desta parceria, tendo em vista que a universidade está em vias de implantar o nosso Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós, o que para nós é uma alegria muito grande”, avalia o reitor Seixas Lourenço.

De acordo com o presidente do SIRSAN, Reinaldo Monteiro, o interesse da categoria representada pelo sindicato é que a universidade realize pesquisas nas áreas de agropecuária e a agroindústria. “O sindicato irá ceder o espaço para o desenvolvimento de pesquisas e a UFOPA irá fornecer a tecnologia e a pesquisa necessárias para a criação do Centro de Inseminação Artificial e Centro de Congelamento de Sêmen”, informa o presidente.

Serviço – A feira prossegue até o dia 12 deste mês, com participação da UFOPA, que em seu estande de 120m² apresenta os projetos “Monitoramento dos rios Tapajós e Amazonas” e “Avaliação de perfil embrionário de peixes nativos”, ambos do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), e “Extração de óleos essenciais da Amazônia para perfumaria e cosméticos”, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF), além de atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Bioprospecção e Biologia Experimental.

 


Talita Baena – Comunicação/UFOPA

6/8/2012