Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Dezembro Alunos do PARFOR em Óbidos mostram resultados do projeto Agenda Cidadã

Alunos do PARFOR em Óbidos mostram resultados do projeto Agenda Cidadã

Alunos do PARFOR dos municípios de Óbidos e Curuá

Um grande evento realizado paralelamente em 7 municípios do Oeste do Pará marcou o fim das atividades do Centro de Formação Interdisciplinar da Universidade Federal do Oeste do Pará (CFI/UFOPA) do ano letivo de 2012, no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). O III Ciclo de Extensão CFI/UFOPA foi realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro em Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná, envolvendo professores da UFOPA, alunos ingressantes no PARFOR em 2012 e convidados.

Em Óbidos, o evento ocorreu na Casa de Cultura e reuniu 87 alunos das 3 turmas de calouros do município-polo, que também atende Curuá. Eles apresentaram os resultados dos estudos realizados durante o Módulo Interação na Base Real (IBR). Pela primeira vez, o IBR foi vinculado ao projeto Agenda Cidadã uma parceria entre a UFOPA e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , que busca realizar diagnóstico das comunidades atendidas pelas escolas onde os alunos atuam.

Palestra de abertura

Na noite de abertura, a Profa. Dra. Danielle de Almeida Menezes (UFRJ) proferiu a palestra “Projeto Agenda Cidadã: a experiência da Fase I no município de Santarém”. Originalmente pensado para estudantes dos ensinos fundamental e médio, o projeto propõe que os jovens se tornem cidadãos ativos e responsáveis, capazes de diagnosticar problemas socioambientais e educacionais e promover mudanças em suas próprias realidades. A pesquisa em Santarém teve a participação de 800 alunos e 80 professores da rede municipal, alunos e professores da UFOPA e da UFRJ e envolveu quase 18 mil domicílios no ano de 2009.

Os dados revelam a baixa potabilidade da água consumida, a carência de emprego, a falta de internet, segurança, esgotamento sanitário e espaços públicos para lazer entre os problemas mais apontados pelas comunidades. Quanto ao assunto educação, problemas encontrados como baixos salários, carga horária elevada de trabalho dos professores e falta de atualização profissional podem ajudar a compreender o baixo desempenho do Pará em rankings como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Isso precisa se tornar um hábito nas práticas escolares porque serve como um laboratório de autodiagnóstico nas mãos do professor. Ele sabe quais são as questões que precisam ser enfrentadas e, com a sua comunidade escolar, começa a pensar nas possíveis soluções. Observar os aspectos socioambientais e do ensino contribui para que se alcance aquilo que está estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”, disse a professora.

Agenda Cidadã no PARFOR

No segundo dia do evento, os alunos do PARFOR apresentaram 40 trabalhos resultantes das atividades do IBR/Agenda Cidadã, nos formatos comunicação oral e pôster. Os estudos foram realizados em duas etapas: diagnóstico socioambiental e resgate. Cada aluno ou grupo realizou sua pesquisa na comunidade ou bairro onde se localiza sua escola. O coordenador do PARFOR em Óbidos, Prof. Itamar Paulino Rodrigues, elogiou a dedicação dos alunos e professores envolvidos no processo. “Foi um trabalho incansável e dificultoso, que merece respeito, em prol de uma educação de qualidade e da formação de vocês para a educação básica das cidades de Óbidos e Curuá”.

O trabalho “Saúde em Curumu: uma investigação socioambiental”, dos estudantes Ranildo Alvarenga, Maria Salete Andrade e Valdenilson Santos, com orientação do Prof. Itamar Paulino, averiguou as doenças de maior incidência na comunidade obidense e suas possíveis causas. Dos 210 moradores entrevistados, 16,8% afirmaram ter tido caso de diarreia na família nos últimos 12 meses; 9,5% relataram problemas respiratórios; e 8,1%, problemas cardíacos. Os estudantes constataram, ainda, que 90% da população queimam o lixo que produzem e 95,2% afirmam beber água tratada. “Pressupõe-se que a queima do lixo é a causa das doenças respiratórias e do coração”, disse Ranildo. “É preciso verificar se o tratamento da água está dentro dos padrões de saneamento básico ou se eles entendem por água tratada a  água limpa”, completou.

Já o projeto “Avaliação da infraestrutura e serviços dos bairros Nossa Senhora do Carmo e Curuá Velho”, dos acadêmicos Maria de Nazaré Pereira, Francisco Alves, Licurgo Miranda Filho e Maria Joana da Cruz – orientados pela Profa. Sandra Maria de Sousa da Silva –, estudou regiões periféricas do município de Curuá em questões como acondicionamento do lixo, água e energia. “A gente pôde observar as problemáticas da nossa comunidade. Se não fosse essa pesquisa, nós estaríamos vivendo acomodados. Vamos fazer uma ampla reflexão e, a partir de agora, trabalhar com os alunos, sensibilizar a população, pois os problemas têm solução”, afirma Maria Joana.

Além dos professores do CFI Itamar Paulino, Sandra Maria de Sousa da Silva, Rubens Dias e João Tristan, o III Ciclo de Extensão contou com a presença dos assessores especiais da Reitoria da UFOPA Cláudio Scliar e Rosângela Viana; da secretária-adjunta de Várzea da Secretaria de Educação de Óbidos, Gracinda Azevedo; e da secretária de educação de Curuá, Maria das Graças Garcia Rodrigues.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

5/12/2012