Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Dezembro III Ciclo de Extensão/CFI debate cenários de futuro para a Amazônia

III Ciclo de Extensão/CFI debate cenários de futuro para a Amazônia

Em Santarém, as atividades do III Ciclo de Extensão do Centro de Formação Interdisciplinar da Universidade Federal do Oeste do Pará (CFI/UFOPA) ocorreram no Campus Tapajós, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2012, e reuniu alunos dos diversos cursos do PARFOR/2012. A principal palestra foi proferida pelo presidente do Instituto Sagres, Dr. Mário Andreuzza, que abordou o tema “Estudos de Futuro e Cenários para a Amazônia”. Ele destacou o papel da UFOPA na construção desses cenários. “É na universidade que estão as inteligências da sociedade em várias áreas. Por isso, muitas soluções para os problemas da sociedade podem sair daqui”.

“A criação da UFOPA em Santarém vai certamente alterar, para melhor, a realidade local, além de construir uma nova realidade, porque isso passa pela qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais”.

Andreuzza destacou o potencial energético da Amazônia. “A Amazônia tem vários rótulos, mas aposto no seu potencial energético, não da energia hidráulica, mas de outras formas que devemos construir. Mais que turismo, fauna ou flora, Amazônia é energia. Nos próximos trinta anos, vamos ter isso consolidado”.

A Profa. Dra. Dóris Faria (UFOPA) falou sobre a experiência do projeto Agenda Cidadã no Oeste do Pará. Em seguida, alunos e professores participaram da mesa-redonda “Primeiros resultados do diagnóstico socioambiental no município”.

Dentre os inúmeros projetos de pesquisa apresentados, destaque para o que foi elaborado pela aluna Maria Jaciléia Pereira dos Santos, em conjunto com cinco integrantes da comunidade, trabalho que resgata a memória do quilombo Saracura – uma ilha localizada na margem esquerda do rio Amazonas. “O objetivo foi resgatar, registrar, socializar e compartilhar as memórias do quilombo”, afirmou a aluna.

Mábia Vieira dos Santos – que elaborou o diagnóstico socioambiental na comunidade de Perema, localizada na Rodovia Curuá-Una – ressaltou que “O trabalho considera o saneamento básico como um dos fatores que interferem na qualidade de vida e saúde da população”. Foram aplicados pelo menos 200 questionários. Dentre as conclusões apresentadas, destaque-se a de que “as famílias não dispõem de saneamento básico nem rede de esgoto, apesar de a comunidade estar situada no lado de um aterro sanitário”.

O III Ciclo ocorreu paralelamente nos sete municípios onde a universidade atua: Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. O Ciclo foi realizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN), pelo CFI e pela Coordenação Institucional do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UFOPA); e marcou o encerramento das atividades do PARFOR 2012.

Lenne Santos – Comunicação UFOPA

6/12/2012