Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Dezembro Ufopa recebe representante da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais

Ufopa recebe representante da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais

Na manhã desta segunda-feira, dia 10, Geraldo Magela da Trindade, secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República foi recebido pelo reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), José Seixas Lourenço, e também por pró-reitores e professores da universidade. A vice-prefeita eleita, Maria José Maia, também participou da reunião, cujo objetivo foi apresentar as ações da UFOPA que estão em consonância com os 8 Objetivos do Milênio (ODM).

Estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2000, os ODMs são metas que atingem o que para a ONU são os maiores problemas mundiais – a pobreza e a fome, a baixa escolaridade, a desigualdade de gênero, os problemas ambientais, a aids, a malária e outras doenças. No Brasil, as metas foram denominadas 8 Jeitos Para Mudar o Mundo e é de responsabilidade da Secretaria Nacional sua disseminação para os municípios brasileiros.

De acordo com o reitor Seixas Lourenço, durante o mês de novembro, as unidades gestoras da UFOPA fizeram exercício de observar que muitas atividades da universidade possuíam uma convergência com os objetivos do milênio. “Um exemplo dessa convergência é a questão da articulação da educação superior da nossa universidade com a educação básica que a gente vem desenvolvendo por meio do PARFOR; a Agenda Cidadã, que vem dando resultados extraordinários para o desenvolvimento do Oeste do Pará, assim como várias outras ações da universidade na linha dos grupos de inovação tecnológica, o Parque de Tecnologia do Tapajós”, exemplifica.

Ainda de acordo com o reitor,  a ocasião foi uma boa possibilidade de sinergia entre governo federal e o futuro governo local. “Ter o secretário da Presidência da República, Geraldo Magela, que faz a coordenação dos objetivos do milênio, aproveitando para convocar a nova gestão de Santarém, na pessoa da vice-prefeita eleita, Maria José Maia, foi uma possibilidade extraordinária no sentido de começarmos a explorar essa capacidade de articulações com as prefeituras. E esse mesmo trabalho que iniciamos com a prefeitura de Santarém vamos levar para todos os demais municípios da região, porque um dos focos principais dos objetivos do milênio é a articulação das gestões federais, estaduais e municipais, visando à concretização das metas estabelecidas. Essa reunião foi muito produtiva, pois já saímos com uma agenda concreta que deve ser iniciada em março de 2013 com as demais prefeituras do Oeste do Pará”, informa o reitor.

Depois das apresentações dos projetos e ações desenvolvidas pela UFOPA, Geraldo Magela, se  nomeou embaixador da universidade. “Estou impressionado com a disposição da UFOPA de abrigar um núcleo que trate os Objetivos do Milênio na região. Esse núcleo funcionará como referência para as políticas públicas, pois irá possibilitar a construção de um observatório que identifique os indicadores municipais, a execução de projeto de intervenção e também uma proposta de capacitação de gestores e da sociedade com vista ao atendimento das metas para milênio”, acredita.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

11/12/2012