Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Janeiro UFOPA divulga resultado do processo seletivo

UFOPA divulga resultado do processo seletivo

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) divulgou nesta terça-feira, 10, a lista com os nomes dos aprovados no Processo Seletivo 2012 . A UFOPA oferta 1.200 vagas distribuídas em cinco institutos temáticos. Dessas vagas, 50 são destinadas ao Processo Seletivo Especial Indígena, que está na primeira fase de seleção. De acordo com o previsto no edital, serão realizadas mais três chamadas complementares, nos dias 23 e 30 de janeiro e no dia 6 de fevereiro.

No total, 16.725 candidatos disputaram uma vaga. Entre os 1.150 aprovados, 35.65% são oriundos da Região Oeste do Pará; 38,26% são da Região Metropolitana de Belém; 2,96% do Sul do Pará, e 22,52% de outros estados brasileiros. A maior nota obtida foi 792,74 e a menor, 624,10.

A UFOPA não realiza vestibular; utiliza integralmente a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para acesso dos candidatos. Entre os aprovados, o primeiro lugar geral ficou com Clariano Pires de Oliveira Neto. Entre os candidatos do Oeste do Pará, o primeiro colocado foi Fábio Henrique Dolzany Rosales. Fernando Silva Almeida conquistou o segundo lugar e o terceiro lugar ficou com Jair Albuquerque Maciel.

Habilitação e matrícula – Os candidatos aprovados em primeira chamada devem realizar sua habilitação e matrícula junto à Diretoria de Registro Acadêmico (DRA), localizada no Campus Tapajós, no período de 16 a 20 de janeiro. Os documentos necessários para a efetivação do vínculo institucional são:

a) Cédula de Identidade - RG (original e uma cópia);

b) Cadastro de Pessoa Física - CPF (original e uma cópia);

c) Título de Eleitor com o comprovante da última votação para maiores de 18 anos (original e uma cópia);

d) Prova de quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos (original e uma cópia);

e) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico integrado ao Médio; caso o candidato não tenha recebido o certificado ou diploma, será aceito Atestado de Conclusão do Ensino Médio com data recente;

f) Histórico Escolar do Ensino Médio (original e uma cópia);

g) Em caso de certificação/ENEM, certificado expedido por secretaria estadual ou distrital de educação;

h) Formulário de cadastro acadêmico, devidamente preenchido, que estará disponível na página eletrônica www.ufopa.edu.br;

i) 1 (uma) foto 3x4 recente e de frente;

j) Comprovante de residência.

A Diretoria de Registro Acadêmico alerta ainda que será admitida a habilitação e efetivação do vínculo institucional por terceiro, mediante procuração pública ou particular, devendo esta última ter firma reconhecida em cartório.

Já os portadores de documentos acadêmicos expedidos por instituições estrangeiras deverão apresentar os referidos documentos traduzidos por tradutor juramentado e com o Carimbo da Embaixada do Brasil no país de origem e autenticação de secretaria estadual ou distrital de educação.

E ainda: o candidato que deixar de comparecer na data e local determinados pelo edital de habilitação e matrícula, ou que deixar de apresentar quaisquer dos documentos exigidos, perderá o direito à vaga na UFOPA.

O comprovante de efetivação do vínculo institucional deverá ser apresentado pelo candidato no ato da matrícula em atividades curriculares, a ser realizada na UFOPA.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA
10/1/2012