Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Julho MEC reconhece curso de Física Ambiental oferecido pela UFOPA

MEC reconhece curso de Física Ambiental oferecido pela UFOPA

Foi publicada no Diário Oficial da União, no último dia 20, a Portaria nº 127 do Ministério da Educação (MEC), a qual reconhece o Curso de Licenciatura em Física com Ênfase em Física Ambiental da UFOPA. Com isso, a Universidade Federal do Pará (UFPA), instituição ao qual o curso pertencia anteriormente, está apta a expedir os diplomas dos alunos já graduados. Os estudantes das turmas que ingressaram nos anos de 2005, 2006 e 2007 já concluíram o curso e aguardam a emissão do documento.

O pró-reitor de Ensino de Graduação (PROEN) da UFOPA, Prof. José Oliveira Aquino, explica que a demora no reconhecimento do curso deveu-se a problemas na tramitação do projeto na UFPA, o que não foi realizado em tempo hábil. Aprovado pelo MEC no início de 2011 com conceito 3, o curso de Física Ambiental teve o processo paralisado por mais de um ano junto à Secretaria de Regulação do Ministério. “Em maio deste ano, o reitor da UFOPA foi pessoalmente à Secretaria de Ensino Superior do MEC e protocolou um ofício, emitido por ele próprio, fazendo uma reclamação sobre a demora, o que fez com que houvesse uma agilidade maior”, disse o Prof. Aquino.

Segundo o pró-reitor, todo o procedimento para expedição dos diplomas será feito em Belém pela UFPA, que já integralizou os estudantes ao seu sistema. Por esse motivo, a UFOPA não tem controle sobre os prazos, mas a universidade irá protocolar um pedido para que seja dada prioridade à emissão dos documentos. “Nós acreditamos que antes do término do ano esses alunos já estarão com os diplomas em mãos”, disse.

Quanto à adaptação na nomenclatura do curso, o Prof. Aquino e o diretor de Ensino da UFOPA, César de Andrade, explicam que a mudança teve como objetivo a aceleração do processo de reconhecimento, mas também visou a não causar prejuízos futuros aos alunos. “Um graduado em Física Ambiental não estaria habilitado a dar aulas de Física para o ensino médio, por exemplo”, disse o diretor. “Poderia causar algum problema em concursos que, em geral, exigem diploma de Licenciatura em Física; a pessoa poderia não ter sua inscrição homologada. Portanto, nesse sentido, ela acaba ganhando”, acrescentou o pró-reitor.

O Curso de Licenciatura em Física com Ênfase em Física Ambiental tem como objetivo a formação de profissionais com conhecimentos científicos embasados na Física e articulados com áreas correlatas, necessárias para um abrangente entendimento dos processos sistêmicos naturais do meio ambiente, em particular da Amazônia.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

23/7/2012