Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Julho Obras do campus da UFOPA em Juruti devem ser iniciadas em agosto

Obras do campus da UFOPA em Juruti devem ser iniciadas em agosto

A construção das instalações do novo campus da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em Juruti deve ter início já nas próximas semanas. Nesta sexta-feira, 20, representantes da universidade e da prefeitura do município realizaram uma reunião de apresentação do projeto da obra, que também terá a parceria da empresa mineradora Alcoa. A estrutura dará suporte, inicialmente, a dois cursos de graduação que serão implantados no campus: Geominas e Agronomia.

Com cerca de 6.900 m², o prédio será composto por 3 módulos de 4 andares. “As três instituições estão nos acertos finais para iniciar essa obra o mais rápido possível. A prefeitura, além do terreno, vai entrar com a parte de infraestrutura; a Alcoa, com um dos módulos; e a UFOPA deverá fazer o restante do prédio”, explicou o pró-reitor de Planejamento Institucional (PROPLAN) da UFOPA, Aldo Queiroz.

Segundo o diretor de Obras e Projetos da Superintendência de Infraestrutura (SINFRA) da Universidade, Pétia Arruda, o prédio terá 16 salas de aula, sendo 10 com capacidade para 50 pessoas e 6 com capacidade para 35. Estão previstos 15 laboratórios, sendo 8 para os cursos (4 para cada um), 4 de uso comum, 2 de informática e 1 de inclusão digital, destinado a alunos que não possuem computador ou acesso à Internet. Haverá também dois auditórios com capacidade para 150 pessoas com parede removível, podendo transformar-se em um auditório de 300 lugares; 4 elevadores; banheiros para portadores de necessidades especiais em todos os andares; lanchonete e reprografia.

“A implantação da universidade pública em Juruti já é realidade através do Parfor, com a capacitação dos nossos docentes, e agora será mais concreta, com a implantação dos dois cursos”, afirmou o prefeito do município, Henrique Costa. Uma reunião entre as três instituições está marcada para o final deste mês, quando será definida a data de início das obras.

Também participaram da reunião de apresentação do projeto o pró-reitor de Ensino de Graduação (PROEN), José Aquino, e o superintendente de Infraestrutura, Jorge Tribuzy, entre outros representantes da instituição.

Jussara Kishi – Comunicação UFOPA

20/7/2012