Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Julho UFOPA e Sindicato Rural de Santarém assinarão convênio

UFOPA e Sindicato Rural de Santarém assinarão convênio

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e o Sindicato Rural de Santarém (SIRSAN) irão fortalecer a parceria já existente entre as instituições, através da assinatura de um termo de cooperação técnico-científica. Na última quinta-feira, 5, o reitor José Seixas Lourenço reuniu-se com o presidente do SIRSAN, Reinaldo Rabelo Alencar Monteiro, o vice-presidente, Toni Alberto Filter, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica da UFOPA, Marcos Ximenes, e o Prof. Dr. William Gomes Vale. O convênio deverá ser firmado durante o encerramento da 35º Exposição Feira Agropecuária e Agroindustrial do Baixo Amazonas, que ocorrerá de 5 a 12 de agosto de 2012 em Santarém.

O acordo tem como objetivo desenvolver projetos e ações de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços em áreas de mútuo interesse, promovendo a troca de informações técnicas. A principal parceria se dará através do Núcleo de Biotecnologia Animal do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF). “O projeto visa à congelação de sêmens de búfalos e de bovinos dos associados do sindicato para a formação de um banco de sêmen que, depois, será utilizado a nível de pequenos e médios criadores aqui pela universidade. Inicialmente, nós vamos utilizar a área deles porque ainda estamos construindo nossas instalações”, explicou o Prof. William Vale.

Nós estamos, ao longo desses 2 anos de meio de existência, procurando estabelecer fortes parcerias entre universidade e sociedade civil organizada”, disse o reitor Seixas Lourenço. “Existe uma parceria muito forte com a Associação Comercial e Empresarial de Santarém e com o Sindicato Rural, com o desenvolvimento de algumas ações conjuntas e a participação da UFOPA na exposição. Na medida em que estamos consolidando nosso Núcleo de Biotecnologia Animal, estreitamos cada vez mais os laços com o sindicato. Então o convênio está pronto para ser firmado, e acho que temos um caminho bastante interessante a percorrer”, afirmou.

Para o presidente do sindicato, a junção de conhecimentos será benéfica para todos: “A gente tem a estrutura e o conhecimento empírico, e a universidade tem muito a colaborar com pesquisa, com desenvolvimento. A gente entende que toda a classe dos produtores rurais só tem a ganhar e, dessa forma, toda a população se beneficia”, disse Reinaldo Monteiro.

A 35º Feira Agropecuária contará com um estande da UFOPA, apresentando atividades desenvolvidas no setor produtivo, não apenas na área de biotecnologia animal, mas também pesquisa e desenvolvimento ligados a bioativos, tecnologia aquícola, e o trabalho, mais recente, do Núcleo Tecnológico de Hortifruticultura, fruto de parceria com a Associação Comercial e o Sindilojas de Santarém. A Feira ocorrerá no Parque de Exposições da cidade.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

6/7/2012