UFOPA promove debate sobre Comunicação e Ciência
O Curso de Especialização em Jornalismo Científico da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza na próxima quinta-feira, dia 26 de julho de 2012, em Santarém (PA), a mesa-redonda “Encontros e Desencontros entre Comunicação e Ciência”, que visa proporcionar, à comunidade acadêmica e ao público em geral, um amplo debate sobre a atuação do cientista e do jornalista no universo da popularização do conhecimento científico.
Aberto ao público, o evento acontecerá a partir das 18h30, no Auditório Maestro Wilson Fonseca, situado no Campus Rondon, bairro do Caranazal. A iniciativa integra as atividades acadêmicas da disciplina “Discursos e práticas do jornalismo e da ciência”, ministrada pela Profa. Alessandra Carvalho, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
O debate contará com a participação dos professores da UFOPA Reinaldo Peleja, diretor do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), e João Feitosa, do Programa de Ciências Exatas do Instituto de Ciências da Educação (ICED); e dos jornalistas Alailson Muniz, editor do jornal O Estado do Tapajós, e Suelen Reis, diretora de jornalismo da TV Tapajós.
Livro – Após o debate, será realizada a sessão de autógrafos do livro “Um jornalista no contexto do texto”, de autoria do jornalista santareno Milton José Rêgo Corrêa. Com mais de 30 anos de carreira, Milton Corrêa é aluno do curso de Especialização em Jornalismo Científico da UFOPA. O livro custa R$ 20,00.
Curso – Destinado a profissionais graduados em Comunicação Social e áreas afins, o curso de Especialização em Jornalismo Científico da UFOPA tem por objetivo capacitar jornalistas na produção de informações sobre ciência, com linguagem acessível ao grande público, visando reduzir a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas nos diversos meios de comunicação.
Coordenada pelo Prof. Manuel Dutra, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), a especialização, que se iniciou em julho de 2011, conta com mais de 20 alunos de Santarém, além de professores da área de Comunicação de instituições parceiras.
Comunicação/UFOPA
23/7/2012