Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Julho UFOPA recebe cerca de 2.800 alunos do PARFOR

UFOPA recebe cerca de 2.800 alunos do PARFOR

Desde segunda-feira, dia 2, a Universidade Federal do Oeste do Pará recebe cerca de 2.800 alunos presenciais do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), em oito municípios da região Oeste Paraense. Além de Santarém, os municípios de Alenquer, Almeirim, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná também possuem turmas de cursos ofertados pela UFOPA por meio do programa.

De acordo com a coordenadora do PARFOR/UFOPA, Profa. Dra. Honorly Kátia, ao todo são 86 turmas do PARFOR/UFOPA em toda a região. “O Parfor foi implantado em 2010 e aqui, em Santarém, ele começou junto com a implantação da UFOPA, ou seja, temos turmas desde 2010 em licenciaturas integradas: Biologia e Química; Geografia e História; Matemática e Física; e Letras-Português/Inglês, além do curso de Pedagogia, na modalidade presencial”, conforme a coordenadora.

Na UFOPA, para garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), cerca de 200 colaboradores contribuem com o programa. “Além dos nossos professores do Instituto de Ciências da Educação (ICED), Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) e Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), temos ainda colaboradores externos”, informa Honorly Kátia.

Bolsa para tutores – O PARFOR é um programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e o professor tutor do programa recebe da Capes, além de diárias, auxílio-bolsa em valores pré-estabelecidos pela própria Capes.

Ainda de acordo com a Capes, o PARFOR é um programa nacional implantado em regime de colaboração com as secretarias de educação dos estados, do DF e dos municípios e com as instituições de ensino superior (IES). Em Santarém, as aulas do PARFOR/UFOPA deste ano devem prosseguir até o dia 11 de agosto, informa a Profa. Honorly Kátia.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

3/7/2012