Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Junho Equipe de pró-reitores da UFOPA rebate ataques

Equipe de pró-reitores da UFOPA rebate ataques

Entrevista coletiva - José Antônio Aquino e Aldo Queiroz - Acervo da Comunicação/UFOPA - 1º/6/2012

Durante entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira, 1º de junho, uma equipe formada por pró-reitores e diretores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) contestou os ataques que a Administração Superior da instituição vem sofrendo ao longo das últimas semanas. “O único objetivo desses ataques é denegrir a imagem do reitor e da universidade”, declarou o pró-reitor de Planejamento Institucional, Prof. Dr. Aldo Queiroz. Os jornalistas presentes à coletiva tiveram todas as perguntas respondidas e receberam cópias de documentos que rebatem as acusações.

“Estamos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos. O que queremos é deixar a sociedade santarena informada sobre os avanços da UFOPA, que não são poucos”, afirmou Queiroz, referindo-se, por exemplo, aos concursos que estão sendo realizados, os quais vão possibilitar a ampliação do número de professores e de técnicos. Citou ainda a criação do Parque Tecnológico do Tapajós. “O reitor está, nesta sexta-feira, em Belém, participando de uma reunião com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, Alex Fiúza de Melo, para tratar desse assunto”, disse, justificando a ausência do reitor na coletiva.

Questionado a respeito das denúncias que estão sendo feitas por estudantes junto ao Ministério Público (MP), sobre compras superfaturadas, Queiroz reiterou o direito que eles têm de se manifestar e informou que o reitor José Seixas Lourenço já encaminhou, ao MP, um documento no qual se coloca à disposição para prestar todos os esclarecimentos a respeito dos procedimentos de compra da instituição: “Acreditamos que os alunos desconhecem os procedimentos adotados para licitações públicas”. Servidor concursado e atual pregoeiro oficial da UFOPA, Edson Furtado Louzada detalhou o processo: “Um dos procedimentos mais utilizados em licitações é o pregão eletrônico, mais transparente por ser realizado na Internet por meio do sítio http://comprasnet.gov.br, um portal público utilizado por todas as instituições federais do Brasil”, explicou.

Quanto às possíveis denúncias de que equipamentos foram comprados com preços superfaturados, Queiroz esclareceu: “A empresa cuja discrepância de preços foi detectada já foi notificada extrajudicialmente para prestar esclarecimentos”. Quanto ao valor de compra, existe o preço da mercadoria e a composição de preços que inclui frete, impostos de importação, entre outros custos.

Sobre as acusações de superfaturamento na compra de um terreno localizado na Rua 24 de Outubro, Aldo Queiroz esclareceu que a avaliação foi feita pela Superintendência de Patrimônio da União (SUP), e todas as informações estão disponíveis: “A UFOPA pagou rigorosamente os valores indicados pela SUP, com a aprovação do MEC”.

“Estou atuando na educação aqui na região Oeste do Pará há 30 anos”, desabafou o pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. José Antônio de Oliveira Aquino. “O que nós vemos aqui é uma tentativa de desestabilizar uma instituição com pouco mais de dois anos de existência, e que tem um importante papel no desenvolvimento da região, uma instituição que já oferece três mestrados e dois doutorados, conquistas esperadas pelos professores desta região há pelo menos três décadas”.

Os jornalistas também questionaram sobre denúncias de excesso de trabalho de professores. “Os professores são contratados por meio de concurso público para cumprir uma carga horária de 40 horas semanais. Muitos deles estão assumindo, por vontade própria, aulas no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Eles recebem uma remuneração extra por isso”, disse Queiroz. “Precisamos ressaltar que a UFOPA inicia um novo ciclo de desenvolvimento na região, baseado no conhecimento, cuja fonte é infinita e não apenas na exploração dos recursos naturais”, finalizou o pró-reitor de Planejamento Institucional.

Estiveram presentes à coletiva de imprensa, além dos pró-reitores de Ensino de Graduação, José Antônio de Oliveira Aquino, e de Planejamento Institucional, Aldo Queiroz, o diretor do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), José Reinaldo Pacheco Peleja, a diretora de Compras, Esmália Rayol, a diretora de Finanças e Contabilidade, Maria do Socorro Quaresma, o Superintendente de Infraestrutura (SINFRA), Jorge Tribuzy Neto, e o administrador da Pró-reitoria de Administração (PROAD), José Roberto Sacramento.

Anexo: Esclarecimentos da Pró-reitoria de Administração (PROAD)

Comunicação/UFOPA

1º/6/2012