Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Junho Inscrições abertas para Doutorado em Educação

Inscrições abertas para Doutorado em Educação

Estão abertas as inscrições para o Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação, realizado em parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Os candidatos interessados podem se inscrever até a próxima sexta-feira, dia 29 de junho de 2012, no endereço eletrônico https://www1.sistemas.unicamp.br/siga/ingresso/candidato/.

O curso é destinado a docentes da UFOPA, podendo ser selecionados docentes de outras instituições de Ensino Superior do entorno geográfico do município de Santarém (PA), desde que os candidatos atendam às exigências do edital da Capes nº 013/2012 e do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp.

Com duração de 4 anos, o DINTER oferece 20 vagas em três áreas de concentração: 6 vagas na área de “Políticas, Administração e Sistemas Educacionais”; 6 para “Filosofia e História da Educação”; e 8 para “Ensino e Práticas Culturais”. Os aprovados cursarão as disciplinas em Santarém, na UFOPA, durante o 2° semestre de 2012 e o 1° semestre de 2013. A segunda etapa será realizada na cidade de Campinas (SP), com a vivência dos grupos de pesquisa da Unicamp, durante um ano. Ao término desta fase, o pesquisador voltará a Santarém para a conclusão de sua tese de doutorado.

Inscrições – Após o preenchimento do formulário de inscrição, disponível online no sítio https://www1.sistemas.unicamp.br/siga/ingresso/candidato/, o candidato deverá entregar, nos dias 29 e 30 de junho de 2012 (sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h; sábado, das 8h às 12h), os seguintes documentos à Secretaria do Dinter (junto à Coordenação do ICED, no Campus Rondon da UFOPA, Santarém):

- Ficha de inscrição (impressa e assinada);

- Projeto de pesquisa;

- Histórico escolar de curso de graduação reconhecido pelo MEC;

- Diploma de graduação devidamente registrado pelo MEC, com a data da colação de grau;

- Diploma de mestrado recomendado pela Capes (ou cópia da ata de defesa e atestado da instituição, para candidatos que ainda não possuam o diploma até a data da inscrição);

- Histórico escolar das atividades de pós-graduação stricto sensu realizadas no mestrado;

- Exemplar impresso da dissertação de mestrado;

- Curriculum vitae ou Lattes atualizado;

- Se houver publicações feitas pelo candidato, enviar até 5, consideradas as mais relevantes.

A primeira fase do processo seletivo constará da análise de projeto de pesquisa e do currículo. A segunda será uma entrevista com banca composta por professores do Programa de Doutorado, no período de 4 e 5 de julho de 2012, conforme agenda divulgada nos sítios http://www.posgrad.fae.unicamp.br e http://www.ufopa.edu.br. Os resultados finais do processo de seleção do Dinter em Educação estarão disponíveis no dia 5 de julho de 2012, a partir das 18h, e poderão ser acessados pelos candidatos nas mesmas páginas eletrônicas.

Para mais informações, confira o edital.

Comunicação/UFOPA

26/6/2012