UFOPA integra programação da Capes na Rio+20
O reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), José Seixas Lourenço, marcou a participação da Universidade na Rio+20 – Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – durante o lançamento da publicação “Contribuição da Pós-Graduação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável”, que sintetiza o empenho das instituições brasileiras, em especial da Capes, dentro do Sistema Nacional de Pós-Graduação. O principal objetivo do livro é identificar recursos, potencialidades e desafios a serem trabalhados rumo a um padrão de desenvolvimento coerente com os conceitos de sustentabilidade.
Seixas Lourenço, que integra a comissão editorial da publicação, afirmou que a UFOPA vem há dois anos promovendo discussões a respeito do tema da sustentabilidade, tomando como ponto de partida o documento da Academia Brasileira de Ciências lançado em 2007. “Queríamos chamar a atenção da comunidade científica para o papel da Amazônia; outro objetivo era trazer à Conferência as contribuições da região”.
O reitor também destacou o papel de programas do Governo Federal para apoiar ações de pesquisa na Amazônia. “Estamos procurando estabelecer parcerias com países da bacia amazônica e também com outros países, explorando a cooperação internacional por meio do programa Ciência sem Fronteiras, que abre uma perspectiva muito boa para a nossas instituições da região Amazônica”.
O presidente da Capes, Jorge Guimarães, ressaltou o papel da publicação no desenvolvimento do país. “Esperamos, a partir deste levantamento, diagnosticar novos aspectos a serem enfrentados”. Ele falou ainda da mudança de estratégia da agência. “Durante muitos anos, a Capes e o CNPq trabalharam muito na forma de balcão, recebendo propostas; agora nós estamos na fase da indução, ou seja, desde 2004 estamos identificando possibilidades e convocando instituições a propor cursos e projetos de pesquisa na área da sustentabilidade”.
A Rio+20 ocorreu de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A conferência marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
O objetivo da Conferência foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
Comunicação/UFOPA
26/6/2012