Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Junho UFOPA participa da Rio +20

UFOPA participa da Rio +20

A Universidade Federal do Oeste do Pará será representada na Conferência Mundial da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, que ocorre na cidade do Rio de Janeiro, pelo reitor José Seixas Lourenço, convidado para integrar a delegação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Seixas Lourenço também foi convidado a participar do “Fórum de Desenvolvimento Sustentável: Novas Dimensões para a Sociedade e Negócios”, promovido pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV).

A Capes foi convidada pela organização da Conferência Rio +20 para elaborar um documento intitulado “Contribuição da Pós-Graduação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável”, que apresenta uma síntese do avanço do conhecimento, pesquisa e formação de recursos humanos desenvolvidos nos programas do Sistema Nacional de Pós-Graduação. O documento é baseado nos textos que constam no Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020, editado pela Capes/MEC. Seixas Lourenço integra a comissão editorial do documento, que será publicado em português e inglês e distribuído durante a Conferência.

No dia 18 de junho, Seixas Lourenço participará do Fórum de Desenvolvimento Sustentável (ITV), que será realizado no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico. O ITV é uma instituição sem fins lucrativos, de pesquisa e ensino de pós-graduação, concebida em 2009 pela Vale, e objetiva intensificar a produção de pesquisas científicas e o desenvolvimento econômico de base tecnológica no país.  Durante o Fórum será lançado o Prêmio Vale-Capes Ciência e Sustentabilidade, com objetivo de promover o reconhecimento da atividade científica em trabalhos que apresentarem soluções inovadoras para questões como: redução do consumo de água; eficiência energética; redução, reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos; redução de gases do efeito estufa e redução da pobreza.

Ao longo dos últimos meses, a UFOPA organizou diversos eventos cujo objetivo foi articular a integração das instituições de pesquisa que atuam na Amazônia, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento regional. Entre esses eventos está o encontro “Amazônia: Desafio do Século XXI, Contribuição da Pesquisa e Pós-Graduação para o Desenvolvimento Regional”, ocorrido em dezembro de 2010, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, Pará.

Uma parceria Capes/UFOPA possibilitou a realização, em abril de 2011, na sala de reunião dos conselhos da Capes, da “Primeira oficina para a organização da reunião preparatória à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável 2012”. O tema central debatido foi o potencial da floresta úmida para o desenvolvimento sustentável no século XXI.

Em Santarém, a UFOPA organizou, em parceira com Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), o I Seminário Amazônia na Rio +20, que contou com a participação de representantes de universidades, instituições de ensino e pesquisa, agências nacionais de fomento ao desenvolvimento, à ciência e à tecnologia e inovação com sede na Amazônia  brasileira.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA

15/6/2012