Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Junho Criada a Comissão de Ética Pública da UFOPA

Criada a Comissão de Ética Pública da UFOPA

Visando ao fortalecimento de sua recém-criada Comissão de Ética Pública, a Universidade Federal do Oeste do Pará recebeu, no último dia 5 de junho, no Gabinete da Reitoria, a Comissão de Ética do Executivo Federal, composta pelo secretário-executivo substituto, João Ferreira, e o consultor da comissão federal, Raimundo Nonato da Silva.

A visita faz parte de um cronograma de sensibilização das instituições federais para o tema abordado no Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, e no Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007. “Dividimos a cronograma em duas etapas: uma com a comissão, para fazer um pequeno diagnóstico do funcionamento; e depois com o reitor, para, se for o caso, solicitar o funcionamento pleno desta comissão”.

Comissão própria

A Comissão de Ética da UFOPA foi nomeada no dia 28 de maio deste ano. Fazem parte da comissão de ética da universidade a Profa. Ana Maria Sarmento (presidente); Profa. Ediene Pena (suplente); Eliade Serique (titular); Elizangela Pamplona (suplente); Romero Carrilho Jr. (titular); Eliane Diniz (suplente) e Alda Fernandes (secretária executiva).

Com a comissão, a partir da gestão da ética na instituição, a comunidade acadêmica terá a opção de atuar também na prevenção, não apenas na punição quando da falta de conduta ética por parte do servidor. “Inicialmente, pretendemos dar conhecimento de qual é o papel da comissão de ética dentro da universidade, no que se refere à prevenção dos conflitos, que por ventura possam existir nos setores, envolvendo funcionários, bolsistas, servidores, de um modo geral, e dessa forma contribuir para o fortalecimento da universidade”, informa a Prof. Ana Sarmento, presidente da comissão.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

14/6/2012