Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Maio Congresso de Língua Portuguesa da UFOPA começa na quarta-feira, dia 23

Congresso de Língua Portuguesa da UFOPA começa na quarta-feira, dia 23

Começa amanhã, dia 23 de maio de 2012, a 3ª edição do Congresso de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Oeste do Pará, que abordará o tema "Falares amazônicos: pesquisa e ensino". A conferência de abertura será ministrada às 19 horas pelo Prof. Dr. Ataliba Castilho, da USP, que falará sobre o tema “Ensino do português brasileiro e o falar local”. Promovido pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (GELOPA), o evento será realizado até o dia 25 de maio, no Auditório do Campus Rondon, em Santarém (PA).

O Congresso, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo promover a integração entre alunos de graduação em Letras e professores de língua portuguesa dos ensinos superior, médio e fundamental da região Norte do país, incentivando a reflexão e a pesquisa na área. O evento é um espaço para discutir a realidade linguística do português brasileiro, em especial dos falares amazônicos.

Programação – Na quinta-feira, dia 24 de maio de 2012, serão realizados, das 8 às 12 horas, os seguintes minicursos: Oralidade e ensino de língua portuguesa, com a Profa. Ediene Pena Ferreira; Explorando o potencial didático do dicionário, com a Profa. Celiane Sousa Costa; Literatura infantil e formação escolar, com o Prof. Luiz Percival Britto; e Contribuições etnolinguísticas quilombolas para o português paraense, com os professores Aldenira Scalabrin e Edvaldo Bernardo.

À tarde, a partir das 14h30, será realizada mesa-redonda com o tema “Pesquisas Linguísticas na Amazônia: resultados e perspectivas”, com a participação das professoras Sandra Campos (UFAM), Marilúcia Barros de Oliveira (UFPA/Belém), Eliane Machado Soares (UFPA/Marabá) e Ediene Pena Ferreira (UFOPA).

O evento termina na sexta-feira, dia 25, com a conferência “Língua e identidade: a construção da identidade amazônica na literatura”, a ser ministrada pelo escritor Márcio Souza, a partir das 16h30.

GELOPA - O Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará, coordenado pela Profa. Dra. Ediene Pena Ferreira e vinculado à UFOPA, foi criado em 2008 e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. O grupo reúne professores, pesquisadores e alunos de graduação e de pós-graduação do Oeste do Pará, com o propósito de discutir fenômenos relacionados à linguagem, tendo por base o paradigma funcionalista.

O III Congresso de Língua Portuguesa tem apoio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT), do Instituto de Ciências da Educação (ICED) e dos Programas de Letras e de Pedagogia da UFOPA.

Mais informações http://www.gelopa.com/3congresso.

Comunicação/UFOPA