Grupo de estudos linguísticos busca textos antigos
O Grupo de Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Oeste do Pará (GELOPA) inicia o projeto de pesquisa "História Social e Linguística do Português do Oeste Paraense (HSLP)". O projeto irá registrar documentos de diferentes gêneros, relativos aos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, como cartas pessoais e textos jornalísticos (carta do leitor, carta do redator/editorial e notícias).
De acordo com a coordenadora do projeto, Profa. Ediene Pena Ferreira, o projeto nasceu da necessidade de conhecer um pouco mais a história desse idioma que aportou no Brasil há cinco séculos. “O GELOPA é a única equipe do norte do país a fazer parte do Projeto Nacional Para a História do Português Brasileiro (PHPB), que busca constituir um corpus diacrônico para estudar a história social e mudança gramatical do português; assim, o HSLP tem por objetivo a organização de um corpus diacrônico que possa reconstruir a história do português do Norte do Brasil, em especial do Oeste do Pará”, informa a coordenadora.
Os portadores de textos antigos que estiverem interessados em colaborar com a pesquisa, podem procurar o Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (GELOPA), localizado no Hotel Amazônia Boulevard, sala 321. Também podem entrar em contato com a coordenadora do projeto, Profa. Ediene Pena Ferreira, pelos seguintes e-mails: gelopa.stm@gmail.com, edienepena@ufpa.br, ou ainda ligar para os números de telefone (93) 9122-0777 e 2101-4917.