Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Maio Grupo de Pesquisa em Literatura e Cinema exibe filme "Últimas imágenes del naufragio"

Grupo de Pesquisa em Literatura e Cinema exibe filme "Últimas imágenes del naufragio"

O Grupo de Pesquisa em Literatura e Cinema (GPLiC), coordenado pelo Prof. Ulysses Maciel (Programa de Letras/ICED/UFOPA), promoverá na próxima sexta-feira, 11 de maio de 2012, às 16 horas, na sala E-106 do prédio do CFI, Campus Tapajós, a exibição do filme "Últimas imágenes del naufragio", uma das produções mais premiadas (11 prêmios em festivais internacionais) da história do cinema argentino.

Trata-se de um filme hispano-argentino dirigido por Eliseo Subiela, com os atores Lorenzo Quinteros, Noemí Frenkel e Hugo Soto. Foi filmado em 1989 e estreou em 5 de abril de 1990. O filme relata a história de Roberto, um vendedor de seguros, já maduro, que sempre sonhou em escrever um grande romance. Roberto conhece Estela, uma jovem com tendências suicidas, e pensa que ela pode ser a personagem de seu romance “Informe sobre Estela”.

Segundo o Prof. Ulysses Maciel, “o filme de Subiela se enquadra na recente programação do GPLiC, pois é uma visão de personagens em situações de conflito com o sistema em que vivem, ou seja, com o capitalismo dominante. O cinema que busca uma postura consciente e crítica realiza uma abordagem realista dos conflitos existenciais dos que vivem sob a modernidade e cria personagens que se veem oprimidos pelas cobranças da sociedade capitalista e opressora”. “No âmbito de uma política da literatura, visamos à restauração dos estudos teóricos e comparatistas nesta área”, completou Maciel. Este filme é uma “metáfora do colapso da sociedade argentina e foi rodado em plena crise inflacionária de 1989”.

A proposta do GPLiC é “fazer um estudo comparativo com “São Bernardo” e “São Paulo Sociedade Anônima”, recentemente exibidos, com base na situação conflitiva vivida pelos personagens Paulo Honório, Carlos e Roberto”.

Júlio César Pedrosa – Comunicação/UFOPA, com informações fornecidas pelo GPLiC
10/5/2012