Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Maio Ministro da Integração Nacional conhece projetos na UFOPA

Ministro da Integração Nacional conhece projetos na UFOPA

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, conheceu, na manhã desta sexta-feira, 11 de maio, projetos que estão sendo desenvolvidos na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em parceira com o ministério, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), os quais somam cerca de 2 milhões de reais, durante audiência com o reitor da UFOPA, José Seixas Lourenço, da qual participaram também diretores de institutos e pró-reitores, além da prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins.

O reitor Seixas Lourenço apresentou ao ministro o modelo acadêmico da UFOPA e os avanços conquistados pela universidade nos últimos dois anos. "Construímos modernas salas de aula com capacidade para 50 alunos, temos também um moderno auditório que está ajudando a transformar a cidade de Santarém em um importante polo de eventos científicos nacionais e internacionais", disse, citando o Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais, a ser realizado no próximo semestre, e o VI Simpósio Brasil/Alemanha de Desenvolvimento, a ocorrer em 2013. Seixas Lourenço também citou a Criação do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós como um dos principais avanços da UFOPA. "Podemos nos transformar em um polo de produção de fitoterápicos que possa atender, por exemplo, pacientes do SUS de todo a região Oeste do Pará". A referência é apenas a um dos projetos que vão integrar o parque. Outro projeto do PCT e que já está em processo de implantação é o Núcleo Tecnológico em Aquicultura (NTA), resultado de parceria entre a UFOPA e o Ministério da Integração Nacional, por meio da SUDAM.

O diretor do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), Prof. Dr. José Reinaldo Pacheco Peleja, fez um breve relato do processo de implantação do Núcleo Tecnológico em Aquicultura, que além de dar suporte aos cursos de graduação e mestrado do ICTA, irá realizar pesquisas que auxiliarão agricultores familiares no manejo das espécies tambaqui e aracu-cabeça-gorda. "O terreno para a construção da estrutura física já foi adquirido e parte dos equipamentos já está comprada. A previsão é de que até o final do ano de 2013 o projeto esteja concluído".

"Ficamos muito felizes em apoiar esse projeto, na área da pesca e aquicultura, por meio da parceira com a SUDAM, que poderá agregar mais emprego e renda aos moradores do Oeste. Projeto esse que no futuro poderá servir de referência para toda a região Norte", afirmou Bezerra Coelho. O ministro deixou aos pesquisadores da UFOPA o desafio de realizar pesquisas que possam contribuir para a elaboração de políticas públicas que beneficiem a população desta região. Desafio imediatamente aceito pelo reitor que afirmou levar ao conhecimento do ministério os diversos projetos que são desenvolvidos na UFOPA. "Estamos abertos a ampliar a cooperação e os investimentos aqui na região Norte, e com isso cumprir uma meta da presidenta Dilma Roussef, que é intensificar a presença do Ministério da Integração Nacional nas diversas regiões do País", finalizou o ministro.

O ministro recebeu de presente da prefeita Maria do Carmo Martins a réplica de uma urna tapajônica que reproduz modelo encontrado nos sítios arqueológicos da região Oeste. Após a audiência na UFOPA, a comitiva ministerial seguiu para a Orla de Santarém, para ver de perto a situação das cheias na cidade, que está em situação de emergência, decretada pela prefeita no último dia 8 de maio.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA
11/5/2012