Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Maio Programa “English Through Music” completa dois meses no ar

Programa “English Through Music” completa dois meses no ar

Desde seu início, em 31 de março de 2012, o projeto de extensão “English Through Music”, de ensino de inglês através do rádio por meio de textos musicados, coordenado pelo Prof. Dr. Valdenildo dos Santos, do programa de Letras/ICED da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), levou ao ar uma série de 18 programas radiofônicos pela Rádio Rural de Santarém, todos os sábados a partir das 18h30.

Esse projeto de extensão apresenta três etapas: a produção de um roteiro de programa a partir da seleção da letra de uma canção popular, a gravação nos estúdios das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) e a transmissão pelo rádio.

Após ser gravado, o programa é editado para finalmente ser veiculado, momento em que é inserido na grade de programação. “É um processo trabalhoso que leva mais ou menos umas vinte horas seguidas de trabalho”, explica. A produção se inicia com pesquisa na Internet junto às principais emissoras do País, para saber sobre as músicas mais pedidas, para conferir o gosto popular. “Passo depois a escrever o roteiro, produzir o programa propriamente dito, o que implica pesquisas que exploram as explicações gramaticais, conforme vão aparecendo os termos empregados na canção, bem como pesquisas em fontes bibliográficas que tratam da leitura do texto num viés crítico, como a semiótica francesa”.

Depois do programa escrito e corrigido, o professor vai ao estúdio e gasta de duas a quatro horas para a gravação de 2 programas que são, ao final, integrados em um só, para ocupar o espaço dos 45 minutos que foram cedidos pela Rural de Santarém. Depois de colhidas as vozes, o áudio é editado por Trindade Costa, editor de imagens e áudio da FIT. “Dois dias depois, recebo o programa já editado. Porém, ouço o programa na íntegra e faço alguns últimos ajustes, cortando o supérfluo e fazendo uma espécie de reedição para que 2 programas sejam integrados em 1 para caber naquele espaço cedido, porque ao serem editados apresentam um tempo fora do padrão, por conta da extensão da letra da música”, explica.

Segundo Valdenildo dos Santos, cada letra apresenta número de estrofes diferenciado, o que faz com que uma seja maior que a outra. “Ao terminar esse exaustivo processo, o programa está, finalmente pronto e, então, é entregue a Zé Maria, coordenador de programação da Rádio Rural, que o insere na grade de programação da emissora. Além de todo esse processo, ainda produzo e gravo chamadas dos programas e vinhetas de abertura, intervalar e de encerramento do programa”, explica o coordenador.

As letras exploradas até aqui foram “Talking to the Moon” (“Conversando com a Lua”), de Bruno Mars; “Endlessly” (“Eternamente”), de Duffy; “You’re beautiful” (“Você é bonita”), de James Blunt; “Love” (“Amor”), da banda Petra; “No one makes it on her own” (“Ninguém consegue fazer isso por conta própria”), de Roxete; “Have you ever seen the rain” (“Você já viu a chuva”), do Credence; “Don’t think twice, it’s all right” (“Não pense duas vezes, está tudo bem”), de Bob Dylan; “Slipping away” (“Fugindo”), de Max Merrit; “What about now” (“E agora”), de West Life; “Every rose has its thorn” (“Toda rosa tem o seu espinho”), da banda Poison; e “Someone like you” (“Alguém como você”), da britânica Adele.

Para o mês de junho, já estão programadas as canções “I’m yours” (“Sou seu”), de Jason Mraz; “Take a walk on the wild side” (“Dê uma volta pelo lado selvagem”), do poeta do rock Lou Reed; “Rolling in the deep” (“Rolando para o abismo”), de Adele; “Don’t forget” (“Não se esqueça”), de Demi Lovato; “Skinny love” (“Amor frágil”), de Bon Ivon; “Our day will come” (“Nosso dia chegará”), de Amy Winehouse, entre outras.

O programa conta com a participação da professora especialista Maria Luiza Pimentel como colaboradora, e com os americanos assistentes de professores de língua inglesa, Donovan Erving e Andy Dallos, da Fullbright em convênio com a UFOPA.

Os resultados, até agora, segundo o coordenador, são surpreendentes. “Inúmeros e-mails têm chegado ao endereço eletrônico ufopa@hotmail.com, do público em geral e de professores da rede pública de ensino e de outras instituições de ensino de Santarém, provocando interesse de outros pesquisadores de fora, como é o caso do professor de inglês Jansen Alves, da Paraíba, que ao fazer uma pesquisa na Internet, leu uma matéria sobre o programa e solicitou orientação para o seu projeto de mestrado”, informa Valdenildo dos Santos.

Além da Rádio Rural de Santarém, o projeto teve sua inserção iniciada na Rádio Comunitária de Monte Alegre, após a participação de Valdenildo dos Santos no PARFOR, em julho de 2011. O projeto foi para as salas de aula de Monte Alegre e Oriximiná, com os alunos e professores do PARFOR; em Santarém, no curso de Comunicação e Competência Comunicativa, ministrado aos professores da rede pública de ensino no último semestre de 2011. A iniciativa está sendo usada com os alunos de Letras (Noturno/2012) da UFOPA, e será também apresentada aos alunos e professores do PARFOR de Alenquer, em julho e agosto deste ano.

Comunicação/UFOPA, com informações do Prof. Valdenildo dos Santos

29/5/2012