Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Maio UFOPA anuncia doutorado em parceria com a Unicamp

UFOPA anuncia doutorado em parceria com a Unicamp

O reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Prof. Dr. José Seixas Lourenço, anunciou nesta terça-feira, dia 22, a consolidação de parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp), a qual irá possibilitar a oferta de Doutorado Interinstitucional (Dinter) voltado para a grande área da Educação. O anúncio ocorreu durante coletiva de imprensa, concedida na Reitoria da UFOPA, no Campus Tapajós, em Santarém. Participaram da coletiva o coordenador do programa, Prof. Dr. Anselmo Colares; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, em exercício, Prof. Dr. Ricardo Bezerra, e a diretora do Instituto de Ciências da Educação (ICED), Profa. Solange Ximenes. Com a parceria, será atendido grande anseio da comunidade docente da área das Ciências da Educação da UFOPA por cursos de pós-graduação stricto sensu.

O Dinter, conhecido também como “casadinho”, terá duração de quatro anos; os aprovados no processo de seleção, que deverá ser realizado durante o mês de junho, cursarão as disciplinas em Santarém, na UFOPA, durante o 2° semestre de 2012 e 1° semestre de 2013. Após esta etapa, o pesquisador deverá deslocar-se até a cidade de Campinas, onde terá a vivência dos grupos de pesquisa da Unicamp. Esta fase de preparação do pesquisador terá a duração de um ano e, ao término dela, o pesquisador voltará a Santarém para a conclusão de sua tese de doutorado.

O edital com as diretrizes do processo seletivo do curso será publicado pela Unicamp ainda neste mês. Ao todo serão ofertadas 20 vagas, distribuídas em três linhas de pesquisa: “História e Filosofia em Educação”; “Políticas de Educação e Sistemas Educacionais”; e “Ensino e Práticas Culturais”. Como é exigência deste tipo de parceria que os beneficiados sejam os próprios professores da instituição, inicialmente as 20 vagas deverão ser preenchidas pelo corpo docente da UFOPA. “Estamos discutindo a possibilidade de outros docentes poderem participar do processo de seleção; no entanto, temos um número de 50 professores da UFOPA interessados no curso”, informa o coordenador.

Demanda histórica

A necessidade de formação continuada para os professores formados em experiências de interiorização, em Santarém, é histórica. De acordo com Anselmo Colares, há uma demanda que se prolonga desde a década de 1980, quando foram ofertados os primeiros cursos de licenciatura. “Essas pessoas que se formaram em licenciatura e permaneceram aqui não passaram do nível da especialização. Alguns dos doutores que aqui encontramos buscaram sua formação em outras cidades, e alguns não voltaram. Ou seja, este Dinter em Educação é de grande importância estratégica para a região e para a universidade, pois a partir dele poderemos alcançar a independência, com a criação do nosso programa de pós-graduação em Educação, atendendo esta demanda antiga por pós-graduação stricto sensu”, destaca.

Foi com o intuito de superar estas e outras desigualdades educacionais históricas, vividas pela população do interior da Amazônia, que, da união das unidades da UFPA e da UFRA no Oeste do Pará, surgiu a UFOPA, um marco no que se refere ao ensino superior público na região Amazônica. “Para se ter uma ideia da velocidade com que a UFOPA está se consolidando: estamos caminhando para superar o nível de doutores da UFRA, uma das instituições que nos deram origem. Em apenas dois anos alcançamos a marca de 228 professores, a UFRA tem 250, e com a realização de mais de 100 concursos para professor adjunto da UFOPA, daremos um salto que superará a instituição que nos deu origem”, salienta o reitor.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

23/5/2012