Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Maio UFOPA marca presença no V Salão do Livro do Baixo Amazonas

UFOPA marca presença no V Salão do Livro do Baixo Amazonas

As iniciativas voltadas para a educação básica realizadas pelo Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFOPA são o foco do estande da Universidade, no V Salão do Livro do Baixo Amazonas, que acontece em Santarém no período de 25 de maio a 3 de junho, no Espaço Pérola do Tapajós do Parque da Cidade, localizado na Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n.

A moçada que visitou o espaço no primeiro dia do salão ficou encantada com os experimentos de física e o projeto de extensão Bicho no Lixo, exibidos no local. “Pedimos um espaço para a secretaria de cultura para que pudéssemos expor o nosso trabalho do ICED, que tem relação com a educação básica. Então todos os estudos e as pesquisas que estão sendo socializadas neste espaço têm a ver com a educação básica. Estamos expondo seis projetos; todavia temos outras ações que não podem ser expostas aqui, além de publicações de professores do instituto”, informa a Solange Ximenes.

“E muito bacana ver como a física funciona na prática”, destaca Sérgio Gabriel Chene, estudante do ensino médio.

Cerimônia de abertura

O reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, participou da solenidade de abertura do evento, que ainda teve a presença da prefeita de Santarém, Maria do Carmo; da diretora de Cultura e coordenadora do V Salão do Livro, Ana Catarina Peixoto de Brito; da coordenadora da Feira Pan-Amazônica do Livro, Andressa Malcher; do vice-prefeito, José Antonio Rocha; da secretária municipal de Cultura, Bianca Gomes; da coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, Helen dos Anjos; e José Agostinho Malheiros da Fonseca, representante da família do maestro Wilson Fonseca, escritor homenageado deste ano, no V Salão.

O coral jovem e a orquestra Wilson Fonseca deram sonoridade especial à solenidade, com a regência de Lúcilia Mota. As peças “Poema de Amor” e “Canção de Minha Saudade”, além do Hino Nacional e dos hinos do Pará e de Santarém, foram apresentadas pelos jovens músicos.

Para o reitor Seixas Lourenço, a primeira participação da UFOPA no Salão do Livro é muito importante, pois a iniciativa municipal de estímulo à leitura é extraordinária. “Você vê neste ambiente jovens ávidos por cultura”.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

28/5/2012