Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Maio UFOPA sedia reunião do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente no Pará

UFOPA sedia reunião do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente no Pará

Avaliar o andamento das atividades do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) foi o objetivo da 28a reunião do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente no Pará, ocorrida em Santarém na última sexta-feira, 25 de maio, no Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Durante a abertura da reunião, o reitor da UFOPA, Prof. José Seixas Lourenço, reafirmou o compromisso da Universidade com a formação de professores na região Oeste do estado e anunciou metas: “Formar professores para atuar na educação básica é uma missão primordial da UFOPA. Queremos que, em 5 anos, os chamados professores leigos que atuam na região tenham formação de nível superior, pois, se não fizermos isso, estaremos comprometendo o futuro de nossos jovens”.

Além dos coordenadores locais do PARFOR, estiveram presentes à reunião o coordenador estadual do PARFOR, Prof. Dr. Licurgo Brito (UFPA); o secretário adjunto de Educação do Pará, Acácio Centeno; a representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Isabel Pessoa; o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFOPA, Prof. Dr. José de Oliveira Aquino/UFOPA, além de secretários de educação de municípios cujos professores são atendidos pelo PARFOR.

“É importante destacar que esse plano é um trabalho conjunto do Governo Federal, Estadual e Municipal e das instituições de ensino superior do Pará; sem essa parceria não seria possível a concretização desse importante plano de formação”, afirmou o secretário adjunto de Educação, Acácio Centeno, que também reafirmou a relevância “de qualquer esforço para melhorar a educação no estado”, disse, referindo-se ao PARFOR.

O regime de colaboração entre as diversas esferas de governo é um item importante para o sucesso do PARFOR, afirmou também o secretário de Educação do Município de Óbidos, Edson Silva de Pádua. “Estamos oferecendo para a UFOPA a infraestrutura necessária para a realização das aulas do PARFOR”. Ele informou ainda que estão sendo construídas duas salas de aula, além da adaptação de um espaço onde serão criados dois laboratórios de informática na Escola Municipal Raimunda Chaves, para atender aos alunos do PARFOR, que também irão contar com o apoio de um servidor da UFOPA que irá atuar na escola.

UFOPA está presente em sete municípios da região Oeste

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) está presente em sete municípios da região Oeste do estado por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), que atende 3.600 alunos em quatro cursos de licenciaturas integradas (Biologia e Química, Geografia e História, Matemática e Física e Letras Português/Inglês), além de Pedagogia, na modalidade presencial. A próxima etapa de aulas presenciais ocorrerá no período de 2 de julho a 11 de agosto nos municípios de Itaituba, Monte Alegre, Alenquer, Almeirim, Juruti, Oriximiná e Óbidos, além de Santarém. Ao todo serão mobilizados cerca de 300 professores.

De acordo com a coordenadora do PARFOR/UFOPA, Profa. Dra. Honorly Kátia, a oferta de cursos do PARFOR na UFOPA está passando por uma reestruturação sugerida pela coordenação nacional. “Estamos criando coordenações locais em cada um dos municípios onde a universidade já possui servidores contratados. Além disso, criamos aqui em Santarém coordenações de cursos locais que são separadas das coordenações de cursos de graduação regulares”. A coordenadora informa ainda que, mesmo sendo separadas dos cursos regulares da UFOPA, as coordenações trabalham em conjunto. “Estabelecemos um amplo diálogo para estabelecer uma sintonia entre as coordenações,  já que nosso objetivo é a qualidade na formação dos professores”, concluiu.

Ainda dentro da reestruturação do PARFOR, foi criada uma coordenação adjunta, que está a cargo da Profa. Magda Nazaré Pereira. “Estamos tentando superar as dificuldades de acesso - já que a área de abrangência do PARFOR é de 19 municípios –; a ideia é estabelecer uma aproximação entre os professores atendidos e a escola, o que resultará em práticas pedagógicas mais eficientes, resultando numa qualidade da educação dos alunos da educação básica”. Foi criada também a gestão administrativa, cujo responsável é o administrador José Sérgio Silva de Almeida. “Estamos desde março realizando o planejamento para a etapa que será realizada no próximo mês de julho. Ao todo foram criados cerca de mil e duzentos processos, que envolvem o pagamento de diárias e passagens dos professores que irão ministrar aulas no PARFOR”.

Os cursos iniciaram-se no ano de 2010, e tiveram sequência em 2011 e 2012, com a entrada de 918 novos alunos, que hoje formam, no total, 88 turmas. A inscrição e a seleção são feitas por meio da Internet no sítio da coordenação nacional do Plano (http://freire.mec.gov.br), em parceria com as prefeituras municipais.

No estado, cinco instituições de ensino superior oferecem cursos do PARFOR: Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Estadual do Pará (UEPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e UFOPA, que formam o Fórum  Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará, que se reúne um vez por mês. Este mês a reunião ocorreu em Santarém.

Sobre o PARFOR - É um programa nacional implantado pela CAPES em regime de colaboração com as secretarias de Educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e com as Instituições de Ensino Superior (IES).

O objetivo principal do programa é garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício. Os tipos de cursos oferecidos são: Primeira Licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior; Segunda Licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial; e Formação Pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontram em exercício na rede pública da educação básica.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA

29/5/2012