Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Março Conferência “O Valor da educação” marca início das atividades do ICED

Conferência “O Valor da educação” marca início das atividades do ICED

O Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFOPA, na última sexta-feira, dia 2, promoveu a conferência “O valor da educação”, ministrada pelo Prof. Dr. Pedro Laudinor Goergen, da Unicamp. A conferência celebrou o fim da semana de planejamento e o início das aulas no ICED. Estiveram presentes à conferência alunos e professores do ICED; o Prof. Dr. Aldo Gomes Queiroz, pró-reitor de Planejamento Institucional, representando o reitor; a Prof. Terezinha Pacheco, diretoria de Interiorização, representando o pró-reitor de Ensino de Graduação; e a Prof. Dra. Solange Ximenes Rocha, diretora do ICED.

Para o conferencista, o valor da educação pressupõe uma educação focada na formação ética, moral e cidadã, para que as pessoas tenham consciência da realidade econômica na qual estão inseridas. “A educação escolar é importante, sem dúvida nenhuma, mas ela não é importante apenas por ser uma educação escolar com qualquer objetivo. Ela não deve atender apenas às exigências de mercado, ou seja, a formação de profissionais, o que é necessário. Porém, as exigências não são as únicas coisas que fazem com que a educação escolar seja importante”, argumenta Pedro Goergen, professor e pesquisador da Faculdade de Educação da Unicamp.

Ainda de acordo com o professor, a educação escolar precisa ser de qualidade, ou seja, a qualidade é um conceito que precisa ser explicado. “A qualidade na educação escolar é de formação ética, de formação moral, formação cidadã das pessoas, para que as pessoas tenham consciência da realidade econômica, reflitam sobre os principais problemas e perguntas do ser humano, e, sobretudo, tenham uma característica política de formação das pessoas para que elas possam, no lugar onde forem trabalhar futuramente, trazer a sua contribuição para que neste contexto, e se todo mundo fizer isto em todos os contextos, a sociedade, aos poucos, mude e se torne mais digna e mais justa”, defende.

Em um contexto no qual duas concepções de qualidade na educação lutam pela hegemonia, o conferencista destaca que critérios neutros para a mensuração da qualidade são suspeitos, pois as questões éticas, questões relacionadas ao contexto tradicional, são deixadas de lado. “A educação pública, a educação escolar é importante, sem dúvida nenhuma, porém com isso se dá apenas a metade da resposta; a educação escolar é importante, porém é importante que ela seja uma educação de qualidade política social, subjetiva e de formação cidadã”, explica.
Para a Profa. Dra. Solange Ximenes Rocha, a possibilidade de compatilhar um novo saber e rediscutir o modelo institucional foi uma oportunidade relevante para toda a comunidade acadêmica. “A fala do professor traz a importância de se considerar a escola como um locus de aprendizagem, e isso traz uma responsabilidade também para a universidade, pois ela precisa formar bem esses professores para que eles reproduzam este saber para dentro da escola”, conclui.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA
6/3/2012