Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Março Inscrições abertas para minicurso sobre Planejamento Financeiro

Inscrições abertas para minicurso sobre Planejamento Financeiro

O Laboratório de Aplicações Matemáticas (LAPMAT) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) recebe, até o dia 16 de março de 2012, as inscrições para o minicurso sobre “Planejamento Financeiro”. No valor de R$ 5,00, as inscrições serão realizadas no LAPMAT, situado na sala 313 do Amazônia Boulevard, na Av. Mendonça Furtado, no bairro de Fátima, em Santarém (PA).

Com duração de 8 horas, o minicurso possui três módulos: Taxa de Juros; Orçamento Doméstico; Poupança e Investimento. São quatro turmas, com 25 vagas cada. O minicurso será realizado no Laboratório de Informática do Programa de Sistemas de Informação da UFOPA, situado no Campus Tapajós, bairro do Salé.

As turmas serão distribuídas da seguinte forma: Turma 1, nos dias 19 e 20 de março (segunda e terça), de 8 às 12 horas; Turma 2, nos dias 21 e 22 de março (quarta e quinta), de 14 às 18 horas; Turma 3, no dia 24 de março (sábado), de 8 às 18 horas; e Turma 4, nos dias 26 e 27 de março (segunda e terça), de 8 às 12 horas.

Economia - Atividade de pesquisa do LAPMAT da UFOPA, o projeto “Economia” tem como objetivo a divulgação de informações financeiras, em especial sobre a região Oeste do Pará, através de artigos e tabelas publicados no portal virtual na Internet (www.lapmat.com.br), com o intuito de auxiliar os seus usuários a tomar decisões na área financeira.

No mês de março, o projeto “Economia” lançará novos produtos e serviços, como duas calculadoras financeiras para empréstimos que foram criadas para calcular o valor financiado, a parcela, a taxa de juros, o imposto sobre operações financeiras (IOF) e o custo efetivo total (CET). “Até o momento não encontramos, na internet, uma calculadora com todas estas funcionalidades”, explica o coordenador do LAPMAT, Prof. Hugo Diniz.

Outra novidade é a divulgação dos dados sobre a cesta básica em Santarém no mês de fevereiro de 2012. “Nossa principal inovação é uma ferramenta de pesquisa sobre a base de dados de cotações. Ela permite a montagem de uma cesta de produtos, cujas quantidades podem ser armazenadas para posterior utilização, e a obtenção de seu preço total, baseado na última coleta de preços. A ferramenta permite ainda a escolha de estabelecimentos e marcas”, explica Hugo Diniz.

O acesso aos serviços é realizado através do endereço economia.lapmat.com.br,

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA
8/3/2012