Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Março Inscrições para bolsas do programa Jovens Talentos terminam no dia 23

Inscrições para bolsas do programa Jovens Talentos terminam no dia 23

Calouros da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) têm até o próximo dia 23 de março de 2012 para se inscreverem no programa Jovens Talentos para a Ciência da CAPES/CNPq, que vai ofertar seis mil bolsas para estudantes de primeiro semestre de ensino superior.

Na UFOPA, a inscrição e a seleção serão feitas pela Gestão Acadêmica do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), localizada no prédio do Amazônia Boulevard (Avenida Mendonça Furtado, 2946). “O Programa Jovens Talentos para a Ciência representa uma das principais políticas públicas do Governo Federal destinada a calouros das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do país para melhorar a qualidade do ensino, bem como, potencializar a formação de jovens cientistas no Brasil”, afirma a diretora do CFI, professora Dóris Faria, diretora do CFI.

O programa consiste na oferta de um ano de bolsas no valor de R$ 360,00 que serão destinadas a seis mil calouros das IFES brasileiras. “O número de bolsas por instituição é em função do número de candidatos inscritos no programa, ou seja, quantos mais inscritos, maior será o número de bolsas”, explica Dóris Faria. “Essa bolsa pode ser acumulada a outras já obtidas”, finaliza.

A seleção será feita no dia 29 de abril de 2012 por meio de prova de conhecimentos gerais, elaborada pela CAPES e o CNPq, composta por questões de múltipla escolha, a ser realizada em Santarém (PA).

As bolsas serão implementadas a partir de agosto de 2012. A expectativa das instituições participantes é de que os bolsistas desse Programa estejam aptos, após um ano, a passarem para as bolsas de Iniciação Científica, PIBID ou do Programa Ciência sem Fronteiras.

Mais informações: Gestão Acadêmica do Centro de
Formação Interdisciplina (CFI/UFOPA), localizada na sala 323 do Amazônia Boulevard.  Telefone: (93) 8116-1641 www.capes.gov.br

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA
20/3/2012