Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Março Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas seleciona bolsistas monitores

Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas seleciona bolsistas monitores

O Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) está selecionando discentes para sete bolsas do Programa de Monitoria Acadêmica. As inscrições serão realizadas até a próxima sexta-feira, dia 16 de março de 2012, na Coordenação dos Programas de Graduação do ICTA (Coordenação de Monitoria), localizada no Campus Tapajós, bairro do Salé, em Santarém (PA).

No valor de R$360,00 mensais, a bolsa é para atuar em atividades dos componentes curriculares ofertados no primeiro semestre do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologias das Águas e do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Biológicas. São quatro bolsas para o turno matutino e três bolsas para o vespertino, distribuídas nos seguintes componentes curriculares: Química Geral, Estatística Experimental, Geologia Geral, Botânica Aquática e Instrumentação de Laboratório.

O candidato deve ter cursado uma disciplina na área correlata na qual concorre à bolsa de monitoria. Ele deve estar regularmente matriculado no período letivo em que ocorrer a seleção e não ter sofrido reprovação nos componentes curriculares objeto da seleção. O processo seletivo ocorrerá nos dias 19 e 20 de março de 2012, na sede do ICTA, no Campus Tapajós, e será composto por análise do Curriculum vitae, histórico escolar e entrevista.

Mais informações pelo telefone (93) 2101-4944; pelo e-mail icta.ufopa@gmail.com; e no Edital 1/2012/ICTA, que rege a seleção de bolsistas para o Programa de Monitoria do ICTA e está disponível no endereço eletrônico www.ufopa.edu.br.

Monitoria - O Programa de Monitoria Acadêmica da UFOPA é uma ação institucional direcionada ao fortalecimento dos cursos de graduação e incentivo ao desenvolvimento de metodologias, recursos didáticos, procedimentos, avaliações e tecnologias voltadas para o ensino e aprendizagem na graduação, envolvendo docentes e discentes, respectivamente, na condição de orientadores e monitores, a ser efetivado por meio de projetos de monitoria e projetos de ensino integrados, em conformidade com o projeto pedagógico de cada curso.

São objetivos do Programa de Monitoria: contribuir para a melhoria do ensino de graduação, através das práticas existentes e da implementação de novos instrumentos, novas práticas e experiências pedagógicas; criar condições de aprofundamento de conteúdos teóricos e práticos para o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à atividade docente; contribuir para o processo de formação graduada, no despertar à docência, à pesquisa e extensão do discente monitor com orientação docente, bem como estimular o senso de responsabilidade, autonomia, cooperação, satisfação em ampliar conhecimentos e empenho nas atividades acadêmicas; e promover maior interação entre os discentes e os docentes.

Maria Lúcia Morais - Comunicação UFOPA
13/3/2012