Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Março Mobilidade acadêmica para comunidade externa da UFOPA vai até dia 20

Mobilidade acadêmica para comunidade externa da UFOPA vai até dia 20

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) recebe, até a próxima terça-feira, 20 de março de 2012, as inscrições para a mobilidade acadêmica externa. Podem concorrer estudantes que já concluíram pelo menos dois semestres em qualquer instituição de ensino superior registrada no Ministério da Educação (MEC), e também aqueles que já concluíram curso superior em qualquer área do conhecimento.

Nesta primeira seleção para mobilidade externa a UFOPA está ofertando 196 vagas para cursos de graduação da UFOPA, distribuídos em quatro, dos cinco institutos que compõem a universidade. O processo seletivo será realizado pelos Institutos, sob a supervisão da PROEN.

Confira no site da UFOPA (www.ufopa.edu.br) o edital 4/2012, que rege o processo seletivo e a ficha de requerimento de mobilidade externa. Atenção para o Edital de Retificação (4/2012), publicado no dia 12 de março de 2012, no qual consta a distribuição das vagas nos programas de graduação e nos institutos.

Vagas – Para esta seleção, o Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) está ofertando nove vagas, no período vespertino, para o Bacharelado Interdisciplinar em Agroecologia. O Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) oferta 43 vagas, sendo 16 vagas (manhã) para o Programa de Antropologia e Arqueologia; 13 vagas (vespertino) para o Bacharelado Interdisciplinar em Etnodesenvolvimento; e 14 vagas (noturno) para o Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional.

Com 29 vagas, o Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) oferta 15 vagas para o Programa de Ciência e Tecnologia, sendo cinco vagas para o turno da manhã e 10 vagas para o turno vespertino; além de 14 vagas, no turno da manhã, para o curso de Ciências da Computação.

O Instituto de Ciências da Educação (ICED) apresenta o maior número de vagas, 115, distribuídas no curso de Pedagogia, com 21 vagas para o turno noturno; e nas seguintes licenciaturas integradas: Biologia e Química (31 vagas vespertino), Matemática e Física (36 vagas manhã), Português e Inglês (12 vagas noturno) e História e Geografia (21 vagas noturno).

Para facilitar ainda mais o processo de mobilidade, a UFOPA realizará a partir de 2013 duas entradas de alunos. Uma no primeiro e a outra no segundo semestre, conforme informou o Pró-Reitor de Ensino, Prof. Dr. José de Oliveira Aquino.

Mais informações sobre a mobilidade acadêmica externa da UFOPA, pelo tel. (93) 2101-4905.

Lenne Santos - Comunicação UFOPA
15/03/2012