Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Março Simpósio debate parceria interinstitucional com universidade americana

Simpósio debate parceria interinstitucional com universidade americana

O simpósio intitulado “Recursos Naturais e Saúde na Amazônia” promovido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e pelo Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), aberto nesta segunda-feira, 19, no auditório do Campus Tapajós (UFOPA), debateu a possibilidade de parceria inter-institucional entre as principais Instituições de Ensino Superior (IES) com sede em Santarém e a americana West Virgínia University (WVU).  O Simpósio foi coordenado pelo Instituo de Biodiversidades e Floresta (IBEF).

Além da UFOPA e do IESPES integram o projeto as Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), o Centro Universitário Luterano de Santarém CEULS/ULBRA e a Universidade Estadual do Pará (UEPA). Diretores e representantes dessas instituições falaram sobre a atuação no ensino superior local.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT/UFOPA) Marcos Ximenes, que na ocasião representou o Reitor José Seixas Lourenço, apresentou o modelo acadêmico da UFOPA, que há dois anos oferta cursos numa perspectiva interdisciplinar por meio de seus cinco institutos temáticos: Biodiversidade e Florestas, Ciências e Tecnologias das Águas, Engenharia e Geociências, Ciências da Sociedade, Ciências da Educação.

A PROPIT é o órgão executivo da Administração Superior da UFOPA,   responsável pela definição de políticas e elaboração de metas para a pesquisa, a pós-graduação e a inovação tecnológica.

A coordenadora de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa do IESPES, Milene Serruya, ressaltou a importância dessa parceria. “Reunir as instituições de pesquisa numa parceria como essa significa fortalecer as instituições, e com isso, fortalecer também a pesquisa no Oeste do Pará”.

A presidente do Fórum de Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior de Santarém (FOPIES), Irene Escher, apresentou a entidade para os pesquisadores americanos e resaltou a importância de parcerias como esta. “Nós, pesquisadores aqui da região realizamos pesquisas, cujos resultados serão utilizados no processo de tomadas de decisões para melhorar a qualidade de vida na região Oeste do Pará”.

À tarde, os pesquisadores americanos conheceram as instalações dos campi Tapajós e Rondon da UFOPA.  A equipe formada por quatro pesquisadores da WVU está em visita a Santarém até o próximo dia 21 de março. Nesta terça e quarta-feiras eles irão conhecer as pesquisas desenvolvidas aqui em diversas áreas do conhecimento. Nesta  terça e quarta-feiras a equipe irá visitar os campi universitários para conhecer de perto as pesquisas desenvolvidas na Região Oeste.

A WVU é uma tradicional universidade americana, criado no fim do século XIX que atua numa perspectiva multidisciplinar, lá em vez de institutos eles têm os centros interdisciplinares nas áreas de geociências, biotecnologia, entre outras. Os principais temas desenvolvidos na pesquisas na WVU são principalmente nas áreas da agricultura, recursos naturais, turismo e recreação e gestão de florestas.

Além dos pesquisadores americanos, o presidente da AMIZADE.org, Nathan Darity, apresentou a instituição que promove intercâmbio em 11 regiões espalhadas pelo mundo. “Nós possibilitamos um intercâmbio que vai além do aprendizado de outra língua. Capacitamos pessoas por meio do trabalho voluntário que possibilita a convivência com pessoas que vivem nas comunidades de 11 países”.

Lenne Santos – Comunicação UFOPA
19/03/2012