Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Março Simpósio inter-institucional discute pesquisa e inovação

Simpósio inter-institucional discute pesquisa e inovação

Os recursos naturais na Amazônia, a pesquisa e a parceria inter-institucional entre Instituições de Ensino Superior (IES) serão os principais temas abordados durante o Simpósio de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I), que acontece entre os dias 19 e 21 de março de 2012, no Auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Campus Tapajós, em Santarém (PA). Com o tema “Recursos Naturais e Saúde na Amazônia”, as principais instituições de ensino e pesquisa da região discutirão formas de cooperação e intercâmbio internacional.

Logo após a cerimônia de abertura, sete instituições apresentarão suas práticas de pesquisa desenvolvidas na região amazônica, durante o ciclo de palestras inter-institucionais. A primeira palestra do ciclo será a da West Virginia University (WVU).

De acordo com José Roberto Branco Ramos Filho, professor do Instituto de Biodiversidade e Floresta (IBEF), o objetivo do simpósio é concretizar parcerias para a realização de pesquisas na região. “Esperamos identificar afinidades, ou seja, encontrar maneiras de viabilizar parcerias. Entender que linhas de pesquisas são interessantes para as instituiçoes, como a WVU, por exemplo”, disse.

“As pesquisas em meio ambiente na Amazônia” será o tema abordado pelo Prof. Dr. João Ricardo Vasconcellos Gama, diretor do IBEF da Ufopa. Além das palestras, fazem parte da programação do simpósio, visitas a comunidades quilombolas e à Floresta Nacional Tapajós, além de outras atividades.
Serviço: O Simpósio CT&I será aberto a toda comunidade acadêmica de Santarém e começa no dia 19 de março, às 8h, no auditório da UFOPA, no campus Tapajós.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA
13/3/2012