Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Março UFOPA e Movimento Indígena promovem a Semana dos Povos Indígenas

UFOPA e Movimento Indígena promovem a Semana dos Povos Indígenas

De 9 a 13 de abril de 2012 a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) recebe, pela segunda vez, a Semana dos Povos Indígenas, no Auditório Wilson Fonseca, localizado no Campus Rondon, em Santarém (PA). A programação do evento foi elaborada em conjunto pelos líderes do Conselho dos Povos Indígenas dos rios Tapajós e Arapiuns (CITA) e do Grupo Consciência Indígena (GCI), estudantes indígenas da UFOPA e professores e estudantes do projeto “Povos Indígenas no rio Tapajós”, também da Universidade.

O encontro busca chamar a atenção da sociedade e das autoridades sobre a realidade dos povos indígenas, suas reinvindicações e sua diversidade cultural. Segundo o Prof. Dr. Florêncio Almeida Vaz Filho, coordenador geral da ação, a principal ideia é “tirá-los da invisibilidade política e proporcionar à comunidade acadêmica um contato mais próximo com os indígenas da região Oeste do Pará e de outras regiões”, além de favorecer o encontro dos próprios indígenas entre si.

Saúde, educação, cultura, direitos e terras indígenas serão alguns dos temas abordados. A Semana contará com palestras, oficinas e minicursos, fóruns temáticos, mostra de filmes e documentários, mesas-redondas e apresentações culturais.

A Semana dos Povos Indígenas é aberta a toda a comunidade. A inscrição custa R$ 5,00 e poderá ser feita nos Campi Rondon e Tapajós da UFOPA e no Amazônia Boulevard, durante o dia, no horário das aulas, a partir do dia 4 de abril. Ao final do evento, haverá entrega de certificados aos participantes.

Mais informações:

Prof. Florêncio Vaz (UFOPA/GCI): (93) 9184-4900/ florenciovaz@uol.com.br
João Tapajós (CITA/UFOPA): (93) 9174-2181/ joao_cbrasil@hotmail.com
Jéssica Adriane (Direito/UFOPA): 9152-1990

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA
27/3/2012

Semana dos Povos Indígenas - 9 a 13 de abril de 2012

Dia 9 de abril de 2012

8:30 - Ritual indígena de abertura. Local: Parque da Cidade, onde os participantes saem em passeata para a Câmara dos Vereadores.

10:30 - Entrega de Medalhas de Honra ao Mérito ao Dr. Felício Pontes Jr. e ao Pe. José Boeing. Local: Câmara dos Vereadores.

14:30 - Abertura solene, com a participação de representantes dos indígenas e da UFOPA.

15:00 - Conferência "A luta contra as hidrelétricas na Bacia do Tapajós”, proferida pelo Dr. Felício Pontes Jr., procurador da República (MPF), que, naocasião, receberá homenagem pública pela sua atuação em defesa dos povos tradicionais e da natureza na Amazônia. Após os pronunciamentos de líderes de movimentos sociais e apresentações artísticas, será oferecido um coquetel aos presentes.

18:30 - Apresentação Cultural

19:00 - Palestra “Indígenas – da Invisibilidade às telas e telenovelas”, ministrada por Fidelis Baniwa (ator e liderança indígena – Manaus, AM), que apresentará o filme "A Noite por Testemunha" (diretor Bruno Torres), que aborda a morte do índio Galdino Pataxó.

: Profa. Me. Anne Rapp Py-Daniel (PAA/ICS/UFOPA)

10 a 13/4:
Manhã – 8:30 às 11:30 - Oficinas e minicursos

Tarde – 15:00 às 16:30 - Mostra de Filmes e Documentários (exceto no dia 11/4)

16:30 às 18:30 - Fóruns temáticos (exceto nos dias 11 e 13/4)

18:30 às 19:00 - Apresentação cultural (exceto dia 13/4)

19:00 às 21:00 - Mesas-redondas (exceto dia 13/4)

11/4

15:00 - Celebração Indígena na Praça Rodrigues dos Santos e caminhada até o MPF.

FÓRUNS TEMÁTICOS (16:30)

10/4 – “Juventude Indígena e Educação Formal – Para quê?”

12/4 – “Mulheres e Crianças – Qual o futuro?”

MESAS REDONDAS

10/4 - “Educação Indígena, do Ensino Básico ao Superior: para onde vamos?”

Mesa:

Prof. Dr. Gersem Luciano (UFAM)

Representante do Território Etnoeducacional Tapajós-Arapiuns

Um estudante indígena da UFOPA

Prof. Dr. José Oliveira Aquino – Pró-reitor de Ensino de Graduação- PROEN/UFOPA

Coordenação: Profa. Me. Carla Ramos (PAA/ICS/UFOPA)

11/4 - “Terras Indígenas no Oeste do Pará”

Profa. Dra. Edviges Ioris - UFSC

Dra. Nayana Fadul da Silva, Procuradora da República em Santarém (MPF)

Representante da FUNAI

Sr. Hipólito Silva, Coordenador do CITA

Coordenação: Prof. Dr. Pedro Leal (PAA/ICS/UFOPA)

12/4 - “O Atendimento à Saúde Indígena”

Mesa:

Coracy Aparahy Lima - Coordenador do DSEI Guamá-Tocantins (GUATOC)

Antonio Sarmento Piná Tembé - Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (GUATOC)

CITA - Representante

SESAI – Representante

: Prof. Florêncio Almeida Vaz

OFICINAS E MINICURSOS

Oficinas

Arte Cênica e Cultura Indígena – Ministrada por Fidelis Baniwa – Manaus/AM (ator de teatro, cinema e televisão)

Pintura corporal – Ministrada por Osmarino Maniuari Munduruku (Jacareacanga - Alto Tapajós) e estudantes indígenas.

Cartografia Social – Ministrada pelos professores Bruno Miléo e Judite Vieira (Programa de Direito/ICS/UFOPA).

Minicursos:

Nheengatu (Língua Geral Amazônica – LGA) – Ministrado por Gedeão Monteiro Arapium (estudante indígena da UFOPA);

Etno-história dos Povos Indígenas no Baixo Amazonas – Ministrado pela Profa. Me. Anne Rapp Py-Daniel (PAA/ICS/UFOPA)

Direitos Indígenas – Ministrado pelo Prof. Maike Vieira (PPGDH/ICS/UFOPA) e Dra. Érina Gomes (Terra de Direitos)