Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Novembro I Jornada Acadêmica encerra com premiação de trabalhos

I Jornada Acadêmica encerra com premiação de trabalhos

I Jornada Acadêmica encerra com premiação de trabalhos

Premiação encerra I Jornada Acadêmica da UFOPA

A premiação dos melhores trabalhos apresentados durante a I Jornada Acadêmica da UFOPA marcou a solenidade de encerramento, realizada na última sexta-feira, dia 9, no Auditório do Campus Tapajós.

Ao todo, 14 trabalhos foram premiados, sendo 5 no âmbito da Educação; 2 no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas; 1 no âmbito das Ciências Exatas e da Terra; 1 na área de Linguística, Letras e Artes; 1 no âmbito das Ciências Biológicas; 1 na área das Ciências Humanas; 2 no âmbito das Ciências Agrárias; e 1 na área de recursos pesqueiros.

Os certificados de melhores trabalhos apresentados em diversas categorias e modalidades foram entregues pela representante do comitê externo de avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Profa. Dra. Regina Célia Fernandes Cruz; pelo Reitor da UFOPA, José Seixas Lourenço; pelo Pró-Reitor de Ensino de Graduação, José Oliveira Aquino; e pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Prof. Dr. Marcos Ximenes Ponte.

Na avaliação de Regina Célia, a qualidade dos trabalhos dos bolsistas de iniciação garantiu o sucesso do evento. “Foi a terceira oportunidade de avaliação do PIBIC/UFOPA. Antes de tudo, a UFOPA está de parabéns pela realização do evento acadêmico. Durante as avaliações dos trabalhos, foi possível constatar que, em geral, o nível dos trabalhos estava bom. Como instituição nova, é surpreendente o esforço de toda a UFOPA em apostar no programa PIBIC, de forma que constatamos um aprimoramento do programa na instituição. Para um segundo seminário PIBIC, a qualidade dos trabalhos estava muito boa. Apostar na iniciação científica e determiná-la como uma das prioridades institucionais é opção sensata para uma instituição que, apesar de nova, já possui 3 programas de mestrado e 2 de doutorado. Para a retroalimentação desses programas, a formação de massa crítica é indispensável”, destacou a avaliadora durante o encerramento. Ainda na avaliação do comitê externo, as áreas de botânica, zoologia e letras foram as que apresentaram a necessidade de serem fortalecidas.

Ainda na programação de encerramento da I Jornada, o Gerente Executivo de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Prof. Dr. Rolando Vargas Vallejos, ministrou palestra sobre o tema “O programa nacional para a competitividade do Senai e a ligação com as instituições federais de ensino superior”. Já a apresentação cultural ficou por conta do Prof. Celson Lima, que finalizou a programação com o melhor da musicalidade regional em voz e violão.

Para Seixas Lourenço, a jornada foi um momento importante para que fossem apresentados os resultados dos trabalhos em ensino, pesquisa e extensão. “Eu costumo dizer que, se em 3 anos já observamos tanta conquistas, vislumbramos um futuro glorioso para a nossa instituição e para a nossa região. Agradeço a todos pelo sucesso na organização do evento”, finalizou o reitor.

 

 

 

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

12/11/2012