Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Novembro I Jornada Acadêmica marca aniversário de 3 anos da UFOPA

I Jornada Acadêmica marca aniversário de 3 anos da UFOPA

Evento traz programação para toda a comunidade

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) comemora 3 anos de existência no dia 5 de novembro de 2012. Para celebrar a data, a primeira universidade pública com sede no interior da Amazônia realiza sua I Jornada Acadêmica. O evento acontece de 5 a 9 de novembro nos três campi da instituição, em Santarém/PA, trazendo uma vasta programação aberta a toda a sociedade com palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, exposição de trabalhos, oficinas, sessões de planetário e outras atividades.

Com o tema “Integrando ensino, pesquisa e extensão”, a I Jornada Acadêmica busca congregar as três funções da universidade em um só encontro, apresentando ao público os avanços conquistados para a região ao longo dos últimos 3 anos.

“Como reitor, fico muito feliz e compensado em acompanhar, em menos de três anos de existência da UFOPA, essa congregação e esse fortalecimento da comunidade acadêmica e de toda a sociedade em torno das conquistas da nossa nova e inovadora universidade, que, em si mesma, já é uma conquista para a região e para a população. A I Jornada Acadêmica externa esse entusiasmo pela nova instituição, ao mesmo tempo em que mostra e reflete sobre a sua produção acadêmica e científica e projeta a perspectiva de novos avanços, mostrando, na prática, a unidade institucional e a real indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, compartilhando experiências em todos esses níveis, principalmente entre alunos, professores, formuladores pedagógicos e dirigentes. Estão todos de parabéns, principalmente os organizadores e participantes desse tão significativo e expressivo evento”, afirmou o reitor, Prof. Dr. José Seixas Lourenço.

Seminários

Paralelamente à programação da Jornada, a UFOPA também realizará o II Seminário de Iniciação Científica, o I Seminário de Iniciação à Docência e o II Seminário de Pós-graduação. Nesses seminários, os bolsistas de iniciação científica e de iniciação à docência, além dos alunos da pós-graduação da Universidade, apresentarão resultados de pesquisas e também de reflexões sobre a prática da docência. Ao todo, 304 trabalhos foram inscritos. Eles serão apresentados ao logo da programação e, por meio deles, será possível observar os resultados do tripé de atuação da universidade.

Noite de abertura

A cerimônia de abertura da I Jornada Acadêmica tem início às 18h do dia 5/11, no Auditório do Campus Tapajós, com a presença do reitor da universidade e dos pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Prof. Marcos Ximenes, e de Ensino de Graduação, Prof. José Aquino Oliveira. Logo após a cerimônia, o Prof. Horácio Schneider, vice-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), profere a palestra de abertura, com o tema “A importância da formação de pesquisadores na Amazônia”. A noite encerra com a apresentação da Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca.

Confira a programação completa da I Jornada Acadêmica da UFOPA na página eletrônica do evento: www.ufopa.edu.br/jornada.

Jussara Kishi e Talita Baena – Comunicação/UFOPA

01/11/2012