Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Novembro Inovações acadêmicas são tema de palestra na UFOPA

Inovações acadêmicas são tema de palestra na UFOPA

O último dia da I Jornada Acadêmica da UFOPA teve início com a palestra “As inovações acadêmicas mais recentes no Brasil e no mundo”, proferida pelo ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Prof. Dr. Naomar de Almeida Filho, na manhã desta sexta, 9. A palestra teve a coordenação do Prof. Dr. Rodrigo Ramalho, coordenador de Projetos Especiais da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e ex-pró-reitor de Ensino de Graduação da UFOPA.

O Prof. Naomar de Almeida Filho traçou um panorama da educação superior brasileira e da de outros países e falou sobre a tendência de reorganização curricular no Brasil. Presidente da Comissão de Implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), ele descreveu o projeto pedagógico da futura universidade federal na Bahia, que possui, em comum com a UFOPA, um modelo interdisciplinar, que permite ao estudante definir sua profissão ao longo do percurso acadêmico, e não no início.

Uma das propostas inovadoras da UFSBA é o ingresso na instituição através de uma Rede de Colégios Universitários – Rede CUNI – destinada a egressos do ensino médio da rede pública da região. Com a Rede CUNI, baseada em sistema utilizado em países como Estados Unidos e Canadá, os estudantes poderão estudar uma parte do curso em suas cidades de origem.

Para saber mais sobre a proposta da UFSBA, acesse http://pt.scribd.com/doc/110918658/PROJETO-UFSBA-07.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

9/11/2012