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Jornada Acadêmica: O estímulo à carreira científica e o futuro da região

As atividades da I Jornada Acadêmica da UFOPA estão a pleno vapor. A abertura oficial do evento ocorreu na noite do dia 5, com a presença dos pró-reitores de Ensino de Graduação, Prof. Dr. José Oliveira Aquino, e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Prof. Dr. Marcos Ximenes Ponte, além do diretor do Campus de Oriximiná da UFOPA, Prof. Dr. Domingos Luís Wanderley Picanço Diniz.

Durante a abertura, o pró-reitor de Ensino de Graduação disse que a realização da Jornada, que celebra o aniversário de 3 anos da instituição, é um marco, “no sentido de conquista para aqueles que trabalham com o processo de ensino-aprendizagem na região Oeste do Pará”. A proposta do evento, que agora faz parte do calendário acadêmico da UFOPA, segundo ele, já vinha sendo discutida desde a criação da universidade. “No antigo campus da UFPA, esses eventos ocorriam em períodos distintos e tínhamos uma grande dificuldade na mobilização dos estudantes para fazer essa forma de integração”, afirmou.

O Prof. Marcos Ximenes disse que o grande objetivo do encontro é atrair pessoas para a vocação científica, possivelmente, futuros pesquisadores da instituição. Para o pró-reitor, a região deve se fortalecer através do aumento de sua força criativa e, nesse contexto, destacou a importância da iniciação científica e da busca pelo conhecimento. “O homem começa a morrer quando perde o interesse pelo aprendizado. Uma região desprovida de oportunidades educacionais é uma região de pessoas mortas, ou quase mortas. O que nós estamos fazendo aqui, ao consolidar a universidade, é ampliar a oportunidade de as pessoas viverem, e viverem de forma mais próspera e mais feliz”.

Acompanhando a temática, o diretor do Campus de Oriximiná proferiu a palestra da noite, “O pesquisador do futuro”. O professor falou sobre a experiência inovadora implementada no município, através do Programa de Ação Interdisciplinar (PAI), que hoje faz parte do projeto pedagógico do curso de Biologia de Águas Interiores. O programa busca contribuir com a educação científica em Oriximiná, através da oferta de bolsas de iniciação científica júnior (PIBIC Jr.) a alunos da educação básica da rede pública de ensino. Segundo ele, o Pará apresenta um dos piores índices no IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. “Significa dizer que, apesar de nós havermos avançado em termos de investimento em pesquisa e conhecimento, não estamos fazendo esse conhecimento chegar adequadamente aos nossos alunos da rede básica de ensino”.

A ideia é garantir a conexão entre a escola básica, seus alunos e os pesquisadores da universidade, motivando os estudantes desde cedo para a carreira científica, eliminando a sala de aula tradicional e formando cidadãos que contribuam, efetivamente, para a melhoria da região. A iniciativa já beneficiou mais de 800 alunos da rede básica, que participam de reuniões de trabalho, seminários, feiras de ciências e oficinas e apresentam trabalhos em feiras regionais. O programa utiliza, ainda, ferramentas didáticas, como artes cênicas, revistas em quadrinhos sobre temas científicos e jogos educativos. Como resultado, pesquisas mostram que os alunos melhoram a produção escolar, tornam-se mais comunicativos e interessados em leitura.

“Nossa proposta é mudar, com o sentido de dar o valor real à ciência como um processo educativo. Não só contextualizar a ciência, trabalhando-a como conteúdo programático na escola, mas usar a ciência, o método científico como um norte para o amadurecimento e a construção de um cidadão adulto”, disse o diretor. O PAI teve início ainda com a UFPA e, após a mudança para a UFOPA, foi mantido e possui perspectivas de ser ampliado.

Jussara Kishi - Comunicação/UFOPA

6/11/2012