Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Novembro Parfor no Pará é discutido no segundo dia do ForGrad

Parfor no Pará é discutido no segundo dia do ForGrad

Parfor no Pará é discutido no segundo dia do ForGrad

Apresentação de Gláucia Baía, coordenadora interina do Parfor no Pará - Foto de Talita Baena - 22/11/2012

A experiência no estado do Pará do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) foi apresentada durante o segundo dia do Fórum Brasileiro de Pró-reitores de Graduação, que acontece em Santarém, no Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Uma síntese do funcionamento do Parfor e um panorama com dados quantitativos e relatos de situações vivenciadas em alguns municípios no Pará foram exibidos pela coordenadora interina do PARFOR no estado, Gláucia Baía, aos pró-reitores e gestores de unidades acadêmicas das universidades.

De acordo com Gláucia Baía, 48% das matrículas do PARFOR estão localizadas na região Norte do país. Só no estado do Pará são cerca de 500 turmas, distribuídas pelas instituições de ensino superior (IES).

Ainda de acordo com a coordenadora estadual do Parfor, os comitês e o fórum permanente estão ajudando o andamento das atividades do programa. “Os comitês são fundamentais, pois agregam forças necessárias para as melhorias do programa no estado”, avalia.

Oferta

No Pará, segundo a Coordenação Estadual do Parfor, o programa atinge todos os 144 municípios paraenses, com a oferta de 27 cursos de licenciatura voltados para a educação básica, incluindo licenciaturas integradas, Ciências da Religião, Educação no Campo e Intercultural Indígena. Contudo, a maior demanda é pelos cursos de Pedagogia, Educação Física, Artes e Computação.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

22/11/2012