Pesquisador da UFOPA descreve nova espécie de inseto
Uma nova espécie de cigarrinha – a Paraportanus longispinu –, oriunda dos estados de Roraima e Amazonas, foi descrita e ilustrada pelo pesquisador Adenomar Neves de Carvalho, coordenador do Laboratório de Entomologia do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) da Universidade Federal do Oeste do Pará.
O artigo que descreve a nova espécie foi publicado, em inglês, na edição nº 242 da revista científica ZooKeys, publicação internacional especializada na temática da biodiversidade. Na publicação, o pesquisador também forneceu uma chave de identificação para espécies do gênero.
As cigarrinhas, segundo o pesquisador, são insetos pertencentes à ordem Hemiptera – a terceira maior em número de espécies – e compreendem insetos fitossuccívoros, que se alimentam em qualquer parte das plantas vasculares.
Ainda de acordo com o pesquisador, por causa do hábito alimentar, esses insetos podem tornar-se extremamente danosos às culturas agrícolas pela retirada excessiva de seiva e danos aos tecidos. “Além disso, muitas cigarrinhas são vetoras de organismos fitopatogênicos. Aquelas que se alimentam do líquido xilemático estão associadas à transmissão de diferentes estirpes da bactéria Xyllela fatidiosa, causadora da clorose variegada dos citros. Em ambientes de floresta, insetos fitófagos estão associados à geração e manutenção da biodiversidade vegetal”, informa o pesquisador.
O artigo que descreve a nova espécie pode ser lido AQUI.
Talita Baena – Comunicação/UFOPA
16/11/2012