Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Novembro Seminário discute importância da literatura para a formação cultural

Seminário discute importância da literatura para a formação cultural

Propor a literatura como um elemento importante na vida de todos, trazendo-a para o cotidiano desde cedo, é a ideia do II Seminário LELIT - Ler literatura, aprender e viver. O encontro é realizado pelo Grupo de Formação e Intervenção em Literatura Infantil e Escola da UFOPA (LELIT). A abertura aconteceu na noite da última quinta-feira, 29 de novembro, na sede da OAB, em Santarém/PA, reunindo professores da universidade e do ensino básico, estudantes e outros participantes.

A mesa de abertura teve a presença dos coordenadores do evento, Prof. Luiz Percival Leme Britto, Prof. Zair Henrique Santos e Profa. Heliana Aguiar, da diretora do Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFOPA), Profa. Solange Ximenes, e das convidadas Elizabeth Serra, secretária-geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e Silvia Castrillón, bibliotecária e educadora colombiana.

Para o professor Percival Britto, “ler, viver e fazer literatura contribui para tornar as pessoas mais humanas”. Autor do livro “Inquietudes e Desacordos: a leitura além do óbvio”, ele afirma que a literatura não é apenas sinônimo de prazer. “Ela também bota por caminhos tortos, faz chorar, educa. A literatura é a mais densa das expressões estéticas da humanidade”, disse.

A secretária-geral da FNLIJ proferiu a conferência “Ler para viver”, na qual falou sobre o trabalho da fundação, que defende a importância do livro para a formação cultural das crianças e jovens, e abordou temas como o papel fundamental do registro escrito na sociedade. “Ler é aventurar-se pelo universo inteiro”, disse, citando Bartolomeu Campos de Queirós.

Falecido no início do ano, o escritor brasileiro será homenageado pela UFOPA com a inauguração da Biblioteca Bartolomeu Campos de Queirós, primeiro espaço de leitura voltado ao público infanto-juvenil. A inauguração, que faz parte da programação do Seminário, acontecerá nesta sexta, 30, no Campus Rondon, às 18 h.

O II Seminário LELIT segue até o dia 1º de dezembro de 2012, com oficinas, apresentação de relatos e experiências com leitura e literatura na escola, palestras e sarau literário. Confira a programação completa e outras informações no blog do grupo: http://lelit-ufopa.blogspot.com.br/.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

30/11/2012