Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Novembro UFOPA sedia Encontro Regional do Fórum de Pró-reitores de Graduação

UFOPA sedia Encontro Regional do Fórum de Pró-reitores de Graduação

Evasão na educação superior foi o tema da palestra de abertura

Foi aberto na noite do último dia 21, em Santarém/PA, o Encontro Regional do Fórum Brasileiro de Pró-reitores de Graduação – ForGrad Norte. Trazendo o tema “Qualificação da Educação Superior no contexto do Plano Nacional da Educação”, o evento reúne representantes de pró-reitorias de graduação de universidades de toda a região. Diretores de unidades acadêmicas da UFOPA e coordenadores de projetos também participam das discussões. O Fórum ocorre no Campus Tapajós da UFOPA até o próximo dia 24, com palestras, mesas-redondas e atividades culturais.

A mesa de abertura teve a presença da vice-presidente nacional do ForGrad, Ana Maria Santos Cabral, do coordenador Norte do Fórum, Jorge Luiz Coimbra de Oliveira, do pró-reitor de Planejamento Institucional da UFOPA, Aldo Queiroz, representando a Reitoria, e do pró-reitor de Ensino de Graduação da instituição, José Aquino Oliveira.

A pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Profa. Loreide Hermida da Silva e Silva, proferiu a palestra inicial, sobre evasão na educação superior brasileira, um dos temas mais revisitados pelo ForGrad. A UNIRIO realizou um estudo para diagnosticar e entender melhor o problema, que prejudica o sistema educacional do país, tanto na esfera pública quanto na privada.

Entre os fatores que contribuem para o abandono do curso, da instituição ou mesmo dos estudos, por parte dos alunos, estão: a entrada precoce na universidade, a insatisfação com a opção do curso, as dificuldades financeiras, o baixo desempenho da educação básica e a qualidade acadêmica da docência. Segundo dados do Censo do MEC, de 2008 a 2009 quase 900 mil alunos abandonaram o ensino superior no Brasil, um índice de 20,9%, o que gerou prejuízo de R$ 9 bilhões para a economia do país.

O estudo sugere medidas para minimizar o problema e garantir a permanência dos estudantes. “É preciso reconhecer as diferenças dentro da instituição e, daqui para diante, mais ainda com o sistema de cotas. Nós temos que identificar essas diferenças: o aluno que precisa de maior apoio para que consiga se identificar com a instituição, ter um sentimento de pertencimento”, disse a palestrante.

Segundo ela, também é necessário realizar um trabalho em conjunto entre todos os órgãos e instituições envolvidos na educação superior, apurar melhor as causas da evasão, democratizar o acesso e estimular para que a universidade tenha a visão centrada no aluno: “o motivo da nossa existência é o aluno. Quando ele não for o nosso foco, é hora de fechar as portas da universidade”. A pró-reitora destacou, ainda, a importância de investimentos em programas estratégicos do Governo Federal, tais como FIES (Financiamento Estudantil), PROUNI e PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil).

A noite de abertura terminou com a apresentação musical de Celson Lima, professor da UFOPA e diretor do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG).

As discussões do ForGrad Norte resultarão na Carta de Santarém, cujos direcionamentos servirão de base para a Carta Nacional, a ser entregue ao Ministro da Educação.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

22/11/2012