Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Outubro Palestra: Os Waiwai: percursos iniciais de uma pesquisa em Etnologia

Palestra: Os Waiwai: percursos iniciais de uma pesquisa em Etnologia

O Programa de Antropologia e Arqueologia (PAA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) promove na próxima quinta-feira, dia 4 de outubro de 2012, a palestra “Os Waiwai: percursos iniciais de uma pesquisa em Etnologia”, a ser ministrada pela antropóloga Leonor Valentino de Oliveira, Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ). Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a palestra será realizada às 14hs, na sala 308 (3º andar) do Amazônia Boulevard, situado na Av. Mendonça Furtado, nº 2946, bairro de Fátima, em Santarém (PA).

De acordo com informações fornecidas pelo PAA, a apresentação focará os resultados iniciais de pesquisa em andamento entre os Waiwai, indígenas que habitam a região Amazônica, na fronteira entre o Brasil e a Guiana. O foco do estudo é o processo histórico de cristianização e a experiência desses grupos nativos amazônicos com o cristianismo.

Pertencentes a diversos grupos, os Waiwai são, em sua maioria, falantes de línguas da família Caribe: Parukoto, Taruma, Mawayana, Xerew, Katuena, Tunayana, Karapawyana, Tikyana, Kahyana e outros. No Pará, as aldeias Waiwai se localizam no noroeste do estado, ao longo do rio Mapuera. No estado de Roraima, são encontradas nos rios Anauá e Jatapuzinho; e no estado do Amazonas nos rios Jatapu e Nhamundá. Historicamente ligados por redes de troca, inclusive matrimoniais, esses grupos compartilham diversos traços sociocosmológicos. Alguns desses traços dizem respeito à religião cristã, introduzida na região na década de 1950 por missionários norte-americanos filiados à Unevangelized Fields Mission (UFM), fundadores no Brasil da Missão Evangélica da Amazônia (MEVA).

Mais informações pelo e-mail antropologiaearqueologia@gmail.com.

Comunicação/UFOPA, com informações do PAA

1º/10/2012