Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Outubro V Festival de Direitos debate os limites da democracia

V Festival de Direitos debate os limites da democracia

Alunos, professores do Programa de Ciências Jurídicas (PCJ) da UFOPA e profissionais do Direito, entre outros, participaram da abertura do V Festival de Direitos da UFOPA, ocorrido na noite do último dia 23 de outubro, no Auditório do Campus Rondon, em Santarém/PA. O evento é promovido anualmente pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular - NAJUP Cabano, com apoio da coordenação do PCJ.

A Profa. Judith Vieira, que participou da mesa de abertura, explicou que o festival propõe aproximar das pessoas o debate jurídico, de forma alternativa e descontraída: “É uma tentativa de proporcionar uma outra maneira de ver o direito, que também se constrói fora de formalismos. A ideia é celebrar a diversidade e a abundância de direitos que existem na nossa região, e não só de direitos, mas também de sujeitos e de interesses. Contextualizar essa discussão e trazer o índio, o quilombola, o ribeirinho, o extrativista para esse debate”. Segundo ela, vem daí o tema da edição 2012 do evento, "Sujeitos de direitos e limites da democracia: por um direito achado na beira do rio". “O direito não se faz só no fórum, nas universidades; também se discute, se debate, se exige na beira do rio. É o direito que se constrói nas relações sociais do nosso povo”.

Luiz Otávio Ribas, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), proferiu a palestra da noite de abertura: “Sujeitos Coletivos de Direitos e os Limites da Democracia”. Para o professor, cabe à sociedade buscar compreender os problemas e conflitos da região e, ao fazê-lo, divergir. “E aí talvez esteja um dos limites da democracia porque, na história brasileira, os momentos em que nos sentimos à vontade para falar, para participar, são justamente aqueles em que somos reprimidos. Isso faz parte da nossa cultura extremamente autoritária, com uma história de repressões a movimentos e lutas sociais, muitas delas lutas por direitos”, disse, acompanhando a proposta de crítica e provocação do encontro.

A programação do V Festival de Direitos segue até o dia 26 de outubro de 2012, com oficinas, palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e exibição de filmes, entre outras atividades. O festival é realizado no Auditório Wilson Fonseca, no Campus Rondon, e no Amazônia Boulevard.

Clique AQUI para conferir a programação.

Blog do evento: http://festivaldedireitos.blogspot.com.br/.

Jussara Kishi - Comunicação/UFOPA

24/10/2012